Via Franca

Via Franca

domingo, 24 de fevereiro de 2019

Longevidade


Dias atrás, estava na sala de espera de um consultório médico, conversa vem, conversa vai e entramos no assunto da vida saudável como garantia de longevidade.
Como acabei de passar em um cardiologista que fez uma checagem geral dos meus índices de resistência e saúde, eu tinha uma boa ideia do que precisava e daquilo que estava em desequilíbrio. Para não fugir da regra, os valores do colesterol e triglicérides estavam altos e algumas vitaminas em defasagem.
Daí, a necessidade de cortar alguns deleites gastronômicos, moderar outros tantos e acrescentar alguns itens na minha dieta, além de um coquetel de medicamentos e suplementos, nada que não seria esperado de uma vida desregrada e que uma idade mais avançada já anunciariam.
Mas, como sempre, usei o exemplo do meu pai, seu Cid, que abusa das frituras, praticamente não come legumes ou verduras, ainda toma a sua cachacinha e curte uma carne vermelha bem gordurosa... E tem 82 anos bem vividos e gozados com muita saúde (ainda hoje dirige o seu possante, faz trabalhos manuais mais complexos e praticamente não precisa ir ao médico)...
Repeti a idade dele, em alto e bom som, de maneira bem pausada: OI-TEN-TA E DOIS anos.
Foi daí, que um jovem senhor que nem estava na conversa e, pelo semblante de preocupação, tinha um bom motivo para estar ali, aguardando a sua consulta clínica, disse de maneira bem direta e fulminante:
- Então, se ele tivesse uma preocupação maior com a comida, poderia ter cem anos!!!!
Não é que demorei um momento para raciocinar!!!! De repente...
Vai entender a lógica...

Nenhum comentário:

Postar um comentário