Via Franca

Via Franca

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2019

The Square Set


Anos antes deste que vos escreve dar as caras no mundo, mais precisamente no final de década de 60, a banda sulafricana "The Square Set" já emplacava alguns hits aqui em Pindorama...
O grande barato é que a pegada psicodélica deles adentrou década de 70, onde pude ter contato em alguns bailinhos com vinis na vitrola organizados pela molecada mais velha lá de Franca... Aquela batida de baixo e bateria, acompanhadas de solos bem característicos do órgão elétrico (hoje a galera chama de teclado, rsrs) é hipnótica... Massa demais.
Era tão louco que na minha ignorância musical eu achava que os caras eram ingleses ou coisa parecida, lá pros lados das terras bretãs da rainha. Mas, como eu escrevi acima eram da África do Sul, velho!!!
Só este fato já bastaria para curtir o som deles, mas a relação com os instrumentos, o jeito despojado de dançar da rapaziada nos bailinhos de garagem, quebrando todo o corpo e mexendo histericamente braços e pernas me enlouquecia. Eu ficava olhando pela fresta do portão, já que os mais velhos não deixavam os pivetes participarem e tentava imitar, depois, em casa.
Era época de outras bandas com som parecido, como a holandesa "Shocking Blue" com o delicioso sucesso "Venus" que no alto dos meus oito anos, me deixou apaixonado pela sua vocalista, a Mariska, cuja única imagem que tinha era em uma capa de LP (sim, naquela época, uma única foto nos aguçava a imaginação e levava à viagens incríveis, rsrs).
A The Square Set teve várias formações (era da Cidade do Cabo) e a regravação que fizeram de "That's What I Want" da banda britânica (da cidade de Liverpool) The Marauders explodiu no mundo todo, inclusive no Brasil, onde eles se orgulhavam e citavam nas publicações a grande execução em terras tupiniquins... O solo de órgão deste sucesso feito pelo Nol Klinkhamer é contagiante e faz o quadril se mexer automaticamente, rsrs...
Inclusive vou colocar uma montagem que vi no Youtube com um vídeo de outro grupo, mas que ficou bem sincronizado... Dá uma conferida e depois procura outros hits deles. E cuidado para não sair requebrando e chacoalhando braços e pernas involuntariamente, rsrs.
Curte aí...



Um comentário: