Via Franca

Via Franca

domingo, 10 de fevereiro de 2019

Museu de Arte Contemporânea e Restaurante Vista


O MAC - Museu de Arte Contemporânea de São Paulo funciona em um prédio projetado pelo Oscar Niemeyer ligado ao Parque do Ibirapuera pela famosa passarela (onde funcionou por décadas o Detran).
Tem oito andares, onde seis deles são destinados à exposições temporárias e do seu enorme acervo. Só por este motivo já valeria a visita, pois conta com obras de artistas expressivos como Chagal, Portinari, Tarsila do Amaral, Volpi, Picasso, Di Cavalcanti, entre tantos outros. Mas, também possui uma das vistas mais legais da cidade de São Paulo, com o parque à sua frente e com a possibilidade de ver o por do Sol sobre prédios em um horizonte bem limpo.
Há também no seu oitavo andar um badalado bar, o Obelisco, e um restaurante (o Vista) de alta gastronomia com uma boa carta de drinques.
Na última sexta-feira dei uma passadinha por lá, depois de passar a tarde entre o MAM e as alamedas do Ibirapuera, dando um rolê de bicicleta. Como o MAC fecha somente às 21h, resolvi dar uma estendida no meu dia entre as obras do museu e o êxtase de mais um ocaso colecionado, além das boas sensações de um jantarzinho no restaurante do local.




Como disse o acervo do MAC sempre me impressionou e não entendo como ele está sempre vazio... Curti muito a exposição "Ecos mecânicos: a máquina de escrever e a prática artística", que mostra "como uma espécie de tipografia padrão, no caso a da própria máquina de escrever, funcionou como uma prensa capaz de associar a escrita, a fala e a publicação, além da sonoridade característica de suas teclas que a torna um instrumento musical percussivo" ( trecho retirado do descritivo da mostra) a ponta de seus tipos serem usados na produção de muitas obras, desde a poesia concreta até as mais recentes intervenções usando as já ultrapassadas Remingtons, inclusive na exposição vi que a primeira máquina de escrever foi inventada por um padre paraibano, brasileiro, João Francisco de Azevedo e que foi "apropriada" pelo americano que dá nome à famosa marca... Ela vai até outubro de 2019 e vale muito a pena conferir.

Há outras que também gosto bastante e que sempre que passo pelo museu dou uma nova espiadinha, como as de longa duração que mostram uma parte do seu rico acervo.
Mas, como disse, além deste maravilhoso tour por expressivas obras, há também a possibilidade de concluir o dia em um espaço bem produzido e com boa culinária, tomando um drinque (gosto desta forma) no seu terraço.
Funcionando desde abril do ano passado o Restaurante Vista oferece um cardápio com poucas opções, mas que flana pela culinária regional de várias partes do nosso país... Na minha última visita experimente as crocantes "croquetas de pupunha" com um recheio vegetariano bem cremoso, acompanhadas de um refrescante Aperol Spritz... Depois do por do Sol (que estava deslumbrante) adentrei ao espaço envidraçado onde as refeições são servidas e escolhi uma moqueca capixaba em que camarões e peixe nadavam sobre um molho feito à base de dendê e coentro (não adianta torcer o nariz, pois é o melhor tempero para ensopados de peixes, rsrs), com uma taça de Sauvignon Blanc.
O atendimento da equipe é cordial, mas o local enche muito rapidamente (vale a pena fazer uma reserva), fato que não causa muito estresse, pois a espera pode ser no terraço, com a maravilhosa vista da cidade já mencionada.




O Bar Obelisco, da mesma equipe, que fica ao lado, cobra uma entrada, na forma de couvert artístico, bem salgada (R$50,00) também é uma boa opção para quem não quer fazer a refeição e sempre tem música ao vivo estendendo a balada até altas horas da madrugada.
Prepare o bolso, pois tudo isso tem um preço compatível com a qualidade e exclusividade dos lugares, mas vale a pena uma pequena extravagância em nome das sensações vividas, rsrs...
Um ambiente mais informal (o Vista Café) também funciona até as 18h no mezanino do museu, com a exclusividade de pratos e iguarias com a mesma assinatura do oitavo andar, além de poder levar o seu pet (depois de um passeio pelo Ibirapuera, vale dar uma passadinha por lá).
O complexo museu, bar, restaurante, café fica na avenida Pedro Álvares Cabral, 1301, bem em frente ao Parque do Ibirapuera. O estacionamento e a entrada são gratuitos. Funciona de terça a domingo das 10h às 21h. O seu telefone é (11) 2648-0254.
O Restaurante Vista fica no oitavo andar e funciona de terça a sábado das 19h à meia-noite e no almoço aos sábados e domingos das 12h às 16h. Reservas nos números (11) 2658-3188 ou (11) 97382-7261 (somente whastapp).
O Bar Obelisco abre de terça à sábado a partir das 18h. O telefone é o mesmo do restaurante.
A estação de Metrô mais próxima é a Ana Rosa, mas precisa de uma boa caminhada para acessá-la (do parque até o metrô é um aclive).










Nenhum comentário:

Postar um comentário