Via Franca

Via Franca

quarta-feira, 10 de abril de 2019

Curso: indígenas - identidades paulistanas

Resultado de imagem para indígenas identidades paulistanas


Neste final de semana, o professor Casé Angatu Xukuru Tupinambá vai ministrar o curso "Indígenas identidades paulistanas" com organização da Fundação Ema Klabin - Casa Musueu, que será realizado no aldeamento de São Miguel de Hururahy e no aldeamento central de Piratininga (centro de São Paulo).
No sábado, dia 13 de abril, o encontro será iniciado na sede da fundação (às 8h30) e depois seguirá para o bairro de São Miguel, na antiga capela do aldeamento de São Miguel de Hururahy, um dos doze aldeamentos indígenas formadores de São Paulo no século XVI.
Já no domingo, dia 14 de abril, o encontro será no Pateo do Colégio, às 9h, no antigo aldeamento central de Piratininga e a partir dele o grupo irá percorrer "territoriedades" indígenas no centro de São Paulo.
Este curso tem como objetivo, além de discutir a relevância das histórias, saberes, culturas e territoriedades destes povos originários que formaram e formam a metrópole inicialmente chamada de Piratininga (peixe seco), também apresentar estas histórias, saberes e arte por quem as vivencia.
O professor Casé Angatu (Carlos José F. dos Santos), indígena e morador no território Tupinambá em Olivença (Ilhéus, Bahia), na Aldeia Gwarini Taba Atã, docente do Programa de Pós Graduação em ensino e relações étnico-raciais da Universidade Federal do Sul da Bahia - Campus Jorge Amado, em Itabuna (PPGER-UFSB-JA). Docente da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) de Ilhéus (BA), doutor pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU/USP), mestre pela PUC/SP, historiador pela UNESP. Autor dos livros "Nem tudo era italiano - São Paulo e pobreza na virada do século XIX-XX" e "Identidades urbanas e globalização: constituição dos territórios em Guarulhos, SP".
Inscrições e mais informações no link a seguir (restam poucas vagas):
https://emaklabin.org.br/cursos/indigenas-identidades-paulistanas?fbclid=IwAR2J--ghi4ZaWul07vwMRUMAK40q-DSF8VSYS3llAzlUlOJIzX6ZOn3WDgU
A valor da inscrição é R$40,00 (inclui transporte e lanche).
A Fundação Ema Klabin fica na rua Portugal, 43, no Jardim Europa, São Paulo (SP). Fone: (11) 3897-3232.


Nenhum comentário:

Postar um comentário