Via Franca

Via Franca

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Debate político no Sesc Consolação

Essa dica eu recebi da profª Helena, que dá aulas de geografia, lá no Mater.
Achei super interessante e fiz questão de indicar...
É um debate político com candidatos ao Senado pelo estado de São Paulo, sobre REFORMA POLÍTICA.
Como eu não sabia muita coisa sobre o evento, entrei no site da MAXPRESS (www.maxpressnet.com.br) e copiei a matéria para quem tiver interesse em comparecer.

"Candidatos ao Senado Federal por São Paulo vão participar de um debate sobre reforma política no Brasil no próximo dia 29 de junho, às 19h, no Teatro Anchieta - Sesc Consolação - rua Dr. Vila Nova, 245. A iniciativa é da Escola de Governo de São Paulo, em parceria com o Movimento Nossa São Paulo, Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral, Sesc São Paulo, Revista Fórum e All TV.
O objetivo é tornar conhecida a opinião dos candidatos ao Senado sobre como deve ser a reforma política no país, já que os senadores representam os estados da federação no parlamento e devem pautar temas importantes para democracia brasileira no Legislativo. Nas próximas eleições de outubro, a renovação do Senado Federal será de dois terços dos 81 senadores, que têm mandato de oito anos.
Os organizadores do debate consideram o tema reforma política de forma mais ampla do que vem sendo pensada dentro do Congresso Nacional - onde as discussões se restringem às mudanças no sistema eleitoral brasileiro, como a organização da eleição e dos partidos.
De acordo com o Diretor da Escola de Governo de São Paulo, Maurício Piragino, para o "aprofundamento da democracia brasileira é necessária uma reforma política ampla, democrática e participativa". Neste sentido, algumas instituições, como a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e os movimentos sociais, por meio da Plataforma dos Movimentos Sociais para a Reforma do Sistema Política Brasileiro vêm se mobilizando e fazendo propostas.
As propostas baseiam o debate sobre a democratização do Estado brasileiro em cinco eixos essenciais:
- Fortalecimento da democracia direta;
- Fortalecimento da democracia participativa;
- Aprimoramento da democracia representativa;
- Democratização da informação e comunicação;
- Democratização e transparência do Poder Judiciário.
Segundo Piragino, "qualquer destas reformas deve passar sempre pela aprovação ou rejeição da população, por meio de referendo, como determina a Constituição Federal".(...)"

Serviço:
Debate sobre Reforma Política com candidatos ao Senado
Dia 29/6, às 19h
Teatro Anchieta - Sesc Consolação - rua Dr. Vila Nova, 245

Nenhum comentário:

Postar um comentário