Via Franca

Via Franca

domingo, 12 de janeiro de 2020

Franz Weissmann no Itaú Cultural


As férias escolares ainda estão rolando, então o grande barato é explorar a multicultural Sampa City (inclusive, saiu nesta semana que a cidade é o segundo destino mais procurado por viajantes no mundo)...
Uma dica muito legal é o Itaú Cultural que fica no comecinho da Paulista, na esquina do Sesc, próximo da Casa das Rosas. Além de ter um café bem descolado, sempre acontecem exposições e intervenções culturais bem diferentes.
Uma das que visitei foi a do austríaco radicado no Brasil, Franz Weissmann... Eu sempre curti as suas esculturas em grandes dimensões, localizadas em calçadas e parques de diversas cidades do país, como Rio de Janeiro e São Paulo (como não amar a "Flor Tropical" lá do Memorial da América Latina). Inclusive, é um dos artistas de esculturas mais facilmente reconhecíveis por mim (mesmo status do Brennand), trabalhando a dureza e a resistência do aço de forma leve e equilibrada (as peças, esculturas imensas, parecem flutuar, apoiadas em apenas três pontos). João Cabral de Melo Neto chegou a escrever "Poema é coisa de ver, é coisa sobre o espaço, como se vê um Franz Weissmann, como não se ouve um quadrado"... É mais ou menos por aí, rsrs.
Considero uma experiência única circundar as suas obras, muitas delas coloridas, com tons bem marcantes, denotando um estado de espírito do artista, que modificam-se na medida que o olhar as contempla de ângulos diferentes. Um vazio que nos impressiona, ao mesmo tempo que hipnotiza a geometria torcida de muitas das suas formas.
São três andares com fotos, objetos, projetos, maquetes (amoooo) e, claro, um belo conjunto de peças escolhido com muita sensibilidade pela curadoria.

O Itaú Cultural fica na Avenida Paulista, 149 (próximo ao Metrô Brigadeiro, da Linha Verde) e funciona de terça a domingo das 9h às 20h (nos finais de semana abre às 11h). Gratuito...
Vai até o dia 09 de fevereiro.










Nenhum comentário:

Postar um comentário