Via Franca

Via Franca

quinta-feira, 16 de janeiro de 2020

Prorrogada a exposição do Alphonse Mucha


A exposição "Alphonse Mucha: o legado da Art Noveau" foi prorrogada até o dia 26 de janeiro no Centro Cultural da Fiesp, da Avenida Paulista.
Eu fui no final do ano passado e amei... A exuberância e o detalhismo das pinturas, cartazes e rótulos de produtos, criados no final do século XIX e início do XX pelo tcheco Mucha, além de encantar, nos hipnotiza.
E a curadoria da exposição teve um grande mérito de deixá-la bem didática, com divisões que facilitam o olhar de observadores leigos, como eu... As quase 100 obras provenientes da Fundação Mucha (de Praga) e de outras coleções internacionais que compõem a primeira exposição do artista no Brasil (considerado o principal expoente da Art Noveau) estão divididas em quatro seções temáticas: Mulheres - Ícones e Musas, O estilo Mucha - Uma linguagem visual, A beleza - O poder da inspiração e Continuidade do "estilo Mucha" (que inclui o legado do artista no psicodelismo de posteres, capas de LPs e quadrinhos na década de 70).
Os cartazes para os espetáculos teatrais de Sarah Bernhardt (realizados na França, entre 1894 e 1900) e a série chamada "Epopeia Eslava", elaborados entre 1912 e 1930 são sublimes - para mim já valem a ida até a mostra.
Vale a visita. É surpreendente...


Local: Galeria de Arte do Centro Cultural Fiesp
Avenida Paulista, 1313 (próximo à estação Trianon-Masp da linha Verde do Metrô)
Terça a sábado das 10h às 22h e domingos das 10h às 20h. Gratuito. Classificação livre.











Nenhum comentário:

Postar um comentário