Via Franca

Via Franca

sexta-feira, 29 de março de 2019

Fotografias de Marc Ferrez no Instituto Moreira Salles


O Instituto Moreira Salles da avenida Paulista apresenta até o dia 21 de julho a exposição "Marc Ferrez: território e imagem" que mostra a extensa obra do fotógrafo realizada por todo o Brasil entre os anos de 1867 e 1922, percorrendo as regiões Norte, Nordeste e Sudeste como fotógrafo oficial da Comissão geológica do Império do Brasil (1875-1878) e as regiões Sul e Sudeste, documentando a construção e a modernização das suas principais ferrovias. Ferrez (1843-1923) nasceu no rio de Janeiro e fotografou intensamente a cidade e o seu entorno.
Sua atividade profissional foi marcada por muita criatividade e busca por inovações tecnológicas e de linguagem, em associação com grandes nomes de engenharia, da ciência e das artes.
A retrospectiva reúne mais de 300 itens, entre fotografias, álbuns originais, câmeras, equipamentos e documentos.
A exposição traz também trechos do primeiro filme exibido na inauguração do cine Pathé, de que Ferrez foi proprietário, em 1907, bem com as sequências de projeções de imagens fotográficas em lanternas mágicas. Apresenta ainda fotografias coloridas, produzidas por ele a partir da técnica de autocromo que forma realizadas durante os seus últimos anos de vida, no Brasil e na Europa.
O Instituto Moreira Salles fica na avenida Paulista, 2424, quase na esquina com a Consolação e fica aberto de terça a domingo das 10h às 20h (até às 22h nas quintas), próximo as estações Paulista (linha amarela) e Consolação (linha verde) do metrô, em São Paulo (SP). O telefone para informações é o (11) 2842-9120. Grátis.
Além da exposição vale uma visita ao IMS, que conta com outras exposições, uma biblioteca maravilhosa com vários livros de fotografia, um café/restaurante delicioso (Balaio) e uma vista interessante da avenida mais paulista de todas as avenidas.













Nenhum comentário:

Postar um comentário