Via Franca

Via Franca

quinta-feira, 7 de junho de 2018

Final de semana no Petar (Colégio Mater Amabilis)


Como prometido, segue esta postagem com alguns lembretes para o grupo dos oitavos anos do Colégio Mater Amabilis, de Guarulhos, que vai para a região do Alto Ribeira, neste final de semana.
Em primeiro lugar é muito importante lembrar que o documento válido para embarque e viagem é o RG (tem que ser o ORIGINAL, não pode ser cópia).
Também não se esqueçam de levar roupa de cama e banho, pois a estrutura de tratamento de esgoto na região é muito limitada, daí a necessidade de evitarmos ao máximo mais um impacto na lavagem destes materiais na própria pousada (cada um leva o seu jogo de lençóis e toalhas).
Sempre que nos deslocamos para uma área como o Petar, com mata nativa e úmida, devemos levar roupas apropriadas (não é permitido entrar nas cavernas com bermudas ou camisetas cavadas, sem manga), por isso sempre recomendo tecidos mais leves que secam bem rapidamente (como o tactel), tênis fechados e confortáveis com solado antiderrapante (de preferência de borracha) e uma mochila pequena para levar o seu lanche, água (pode ser aquelas garrafinhas descartáveis de 500ml), repelente, protetor solar, capa de chuva e um agasalho. Quem quiser também pode levar uma roupa extra para trocar, caso precise. Se não possuir uma mochila impermeável, leve sacos plásticos (tipo "ziplock") para proteger os itens que não podem ficar úmidos.
Os grupos do colégio sempre saem com um seguro viagem (da GTA), mas sempre recomendamos levar a carteira de convênio médico original. Não esquecer também de medicamentos de uso contínuo (que devem ser tomados nesta viagem), com a recomendação de dose e horário para que os professores e monitores possam lembrar aos alunos.
O sinal de telefonia celular é muito ruim lá nos arredores do parque, então disponibilizamos o número fixo da Pousada das Cavernas para contato com o grupo: (15) 3556-1496. Geralmente é melhor ligar após às 19h no sábado e no domingo (saíremos na segunda-feira, após o café da manhã para o quilombo que também não tem sinal bom para celular).
Há uma pequena cantina na pousada, além de artesanato no Quilombo de Ivaporunduva, por isso caso algum aluno queira levar dinheiro, pode ser usado nestes lugares ou nos restaurantes de estrada (todas as refeições estão incluídas no pacote, desde o almoço de sábado até o almoço de segunda-feira).
Segundo o site do cptec inpe (www.cptec.inpe.br) há previsão de chuva apenas para o domingo à noite e parte da segunda-feira (lembrar da capa de chuva), com oscilação de temperatura entre 5ºC e 22ºC. Como vai esfriar durante a noite, recomendo reforçar os agasalhos e pijamas. A maior parte das atividades com água (caverna de Alambari de Baixo e boia-cross) serão feitas no sábado que será mais quente e sem previsão de chuva.
Bom, garanto que será uma viagem muito positiva tanto na aquisição de conhecimento, conscientização ambiental, sociabilização e enriquecimento cultural... Bora lá, arrumar as malas e segurar a ansiedade, rsrs...
Qualquer dúvida, entrem em contato comigo (98381-3638).

Nenhum comentário:

Postar um comentário