Via Franca

Via Franca

domingo, 1 de junho de 2014

Futebol, política e ditadura no Memorial da Resistência

São Paulo tem muitos lugares legais, como todo mundo já sabe... Um deles é o Memorial da Resistência, no bairro da Luz, que funciona conjugado com a Estação Pinacoteca, no prédio da antiga Companhia Sorocabana (local onde, por décadas, funcionou o DOPS).
Pelo espaço em si, já vale a pena visitar. Mas, nestas próximas semanas acontecem algumas atividades ligadas ao tema "futebol e política", que prometem boas reflexões. E como o memorial tem como um dos seus objetivos nunca deixar cair no esquecimento os períodos mais obscuros da nossa história (o cerceamento das liberdades individuais e coletivas provocados pelas ditaduras), claro que os temas serão associados a última delas (que ocorreu entre 1964 e 1985).
Nesta semana, entre os dias 03 e 07 de junho, sempre com início às 13h, serão desenvolvidas mesas redondas e exibição de filmes, com presença de jornalistas, ex-jogadores, e estudiosos para discutir a relação entre futebol, política e sociedade.
O tema deste seminário que se estende de segunda a sábado é "Política F.C. – O futebol na ditadura".
Todos os temas da semana são bem interessantes, mas o de sábado me chamou muito a atenção ("Perseguidos"), pois conta com ex-jogadores que sofreram perseguição durante o regime militar por se oporem a ditadura.
Debaterão e darão os seus depoimentos, os ex-jogadores Nando (irmão do Zico, que chegou a ser preso no período, pelas suas declarações), Reinaldo (um dos melhores centroavantes que eu já vi jogar, que comemorava os seus gols com o punho erguido e foi proibido de fazer este gesto), Afonsinho (o primeiro jogador a lutar pela lei do passe no Brasil), entre outros. Neste dia também será exibido o documentário "Democracia em preto e branco", que conta a experiência da democracia corintiana.
Este seminário antecede a inauguração da exposição "Política F.C.", que será aberta ao público no sábado, dia 14 de junho
E no mesmo dia14, às 14h, acontece mais uma edição do "Sábados Resistentes" com exibição do documentário "Linha de Frente", sobre a vida de Octaciano Anselmo.
Através de depoimento de familiares e antigos companheiros de militância, a história de Octaciano é contada desde o início na Pastoral Operária, passando por sua prisão e tortura no Departamento Estadual de Ordem Política e Social – Deops/SP (1973), as várias lutas por melhorias no bairro, a participação na luta operária, junto à Oposição Metalúrgica de São Paulo e a fundação do Partido dos Trabalhadores.
Paralelamente aos depoimentos, o filme acompanha Octaciano Anselmo em uma viagem até São Tomé das Letras, Minas Gerais. Lá, ele chega para conhecer seu bisneto recém-nascido, um encontro que vai reaproximar o pai contestador e sua família, muitas vezes esquecida por causa da luta.

Programação:
14h: Boas vindas – Karina Teixeira (Memorial da Resistência de São Paulo)
Coordenação – Maurice Politi (Núcleo de Preservação da Memória Política)
14h30: Exibição do documentário “Linha de frente” (2013, 28min, classificação livre)
15h: Palestras com:
- Paulo Cavalcanti (diretor do Centro de Educação da Zona Leste)
- Octaciano Anselmo (ex-preso político, militante da Pastoral Operária, co-fundador do Partido dos Trabalhadores - PT)
- André Pupo (diretor do documentário “Linha de frente”)
16h30: Debate com o público

Atividades bem interessantes, provando que estádio é para... discutir política, rsrsrs!

Serviço:
"Política F.C. - futebol na ditadura"
Local: Memorial da Resistência de São Paulo
Endereço: Largo General Osório, 66 – Luz - Auditório Vitae – 5º andar
Entrada: Franca
Exposição: de 14 de junho a 28 de setembro de 2014
Seminário: de 03 a 07 de junho de 2014, das 13h às 18h (O auditório tem capacidade para 160 pessoas. Ingressos para cada mesa deverão ser retirados na portaria com 30 minutos de antecedência.)

Mais informações: faleconosco@memorialdaresistenciasp.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário