Via Franca

Via Franca

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Ópera Rigoletto no Teatro São Pedro



Rigoletto, de Giuseppe Verdi, é a primeira montagem
de ópera da Orquestra do Theatro São Pedro
Criada pelo Governo do Estado de São Paulo e regida pelo maestro Roberto Duarte,
a nova Orquestra executa ópera com dois elencos, de quarta-feira (28.07) a domingo (01.08)
Talentos jovens e maduros vão se encontrar no clássico palco da Barra Funda para a primeira ópera montada com a participação da Orquestra do Theatro São Pedro. O maestro Roberto Duarte, 68 anos, comanda os músicos para a encenação dirigida por Lívia Sabag, 30. Rigoletto, do italiano Giuseppe Verdi, foi a ópera escolhida para a estreia que será realizada na quarta-feira (28.07), às 20h30. A montagem, com recursos tecnológicos, também ganha récitas na quinta e sexta-feira (29 e 30.07), às 20h30, e no sábado e domingo (31.07 e 01.08), às 17h. Rigoletto é uma realização do Governo do Estado de São Paulo, com produção da APAA - Associação Paulista dos Amigos da Arte. A ópera terá audiodescrição para portadores de deficiência visual, por meio de parceria com o Instituto Vivo.
“É um importante investimento para a cidade de São Paulo. Uma orquestra fixa possibilita que a cada ano sejam executadas mais óperas com qualidade na capital, que tem um público cativo para o gênero”, afirma o secretário de Estado da Cultura, Andrea Matarazzo.
“Os dois elencos se revezam nas cinco récitas. Solistas convidados e cantores escalados nas audições participam de um dos elencos. O objetivo é desenvolver novos nomes da música lírica em São Paulo”, afirma Roberto Duarte. “Cada cantor traz um ponto de vista diferente da obra e de seus papéis. É enriquecedor ter vários artistas criando para o mesmo espetáculo”, completa Lívia Sabag.
Entre os solistas, estão os experientes Lício Bruno e Sebastião Teixeira, que interpretam Rigoletto, a soprano argentina Laura Rizzo e a jovem Caroline De Comi, que fazem Gilda, e os tenores Miguel Geraldi e Sérgio Weintraub, que se revezam no papel do Duque de Mantova.
Ópera popular de Verdi, em três atos, com libreto de Francesco Maria Piavi, baseado na peça Le roi s’amuse, de Victor Hugo, Rigoletto foi montada pela primeira vez em 1851, no Teatro La Fenice, em Veneza. Em São Paulo, a primeira encenação foi em 1876 no extinto Teatro São José. A produção conta a história do Duque de Mantova, que se apaixona por Gilda, ingênua filha do corcunda Rigoletto. Após ter a filha sequestrada por cortesãos que a levam para o palácio, Rigoletto contrata Sparafucile para matar o duque. Influenciado por sua irmã Maddalena, que é apaixonada pelo duque, o assassino mata Gilda e entrega o corpo ao pai da jovem.


Serviço:
Theatro São Pedro
Sala Principal - 636 lugares (balcão 1 - 110, balcão 2 - 124, platéia - 396); 06 lugares para deficientes físicos na platéia (sendo 3 p/ acompanhantes)
Rua Barra Funda, 171 - Barra Funda (metrô Marechal Deodoro) - São Paulo - SP
Acessibilidade para Pessoas com Necessidades Especiais (exceção para balcões 1 e 2)
Ingressos: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia)
Indicação Etária: 8 ANOS
Quinta-feira, 20h30
Sexta-feira, 20h30
Sábado, 17h00
Domingo, 17h00
Informações: (11) 3667-0499 (de quarta a domingo, das 14h até 19h)
Horário da bilheteria: de quarta a domingo, das 14h às 19h ou até o início do espetáculo; para os concertos matinais aos domingo, abertura às 10 horas
Cartões: Visa e Visa Electron
Venda Antecipada: www.ingressorapido.com.br / (11) 4003-1212

Nenhum comentário:

Postar um comentário