Via Franca

Via Franca

quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Pernambuco à partir de Porto de Galinhas


Muitas pessoas preferem se hospedar em algum grande resort de Porto de Galinhas do que ficar em Recife.
De fato, é mais confortável e seguro.
Por isso, essa dica é para quem vai fazer o seu tour por Pernambuco, se baseando em Porto de Galinhas.
Em primeiro lugar, em Porto de Galinhas, temos que conhecer as piscinas naturais,localizadas entre os arrecifes (só chegamos de jangada até lá). Temos sempre que nos informar sobre a maré (quanto mais baixa a maré, melhor) com os pescadores, jangadeiros ou para o pessoal do hotel, no dia que escolhermos para conhecer o local, para não acontecer de chegarmos nesse lugar e ficar pouco tempo por causa da subida do mar (muuuuiiiito protetor solar, pois lá não tem abrigo para se esconder do Sol).
Nesse mesmo dia da flutuação no meio dos peixinhos nas piscinas naturais dos arrecifes (alugar um snorkel com máscara é legal, pois aumenta a visibilidade do fundo das piscinas), dependendo do horário, vale a pena um passeio de buggy pelas praias desérticas da região (Muro Alto, do Cupe, Maracaípe, etc). A minha preferida é a do Muro Alto, que tem uma piscina natural deliciosa e muito extensa, de águas quentinhas (hoje, ela já possui dezenas de barraquinhas, sendo muito ocupada, mas ainda assim, vale a pena conhecer o local).
Também tem um passeio legal, que é ir para um manguezal no Pontal de Maracaípe, para ver caranguejos e até cavalos marinhos (não sei se ainda tem o passeio de jangada pelo Rio Maracaípe, mas vale a pena perguntar, pois o local é lindo). Geralmente os buggys levavam até lá.
Tem também um passeio de catamarã (um pouco caro) que sai da praia de Guadalupe, até a ilha de Santo Aleixo, com praias desertas e piscinas naturais. Dura mais ou menos umas sete horas no total (deve-se ficar umas três horas na ilha).
Também podemos ir para o Cabo de Santo Agostinho e passar o dia lá, com visita aos penhascos (se eu não me engano é na Vila de Nazaré), que têm uma vista legal do Porto de Suape e dá para ver até a cidade de Recife (dá fotos lindíssimas).
Em Cabo de Santo Agostinho eles vão ouvir as histórias locais de antigos navegantes que se baseavam nos penhascos para se orientar (até mesmo que o Brasil foi descoberto lá).
Também se visita algumas construções antigas e até ruínas (como o Convento das Carmelitas). Quem quiser pegar uma praia, recomendo Gaibu e Calhetas (procure o bar do Artur, como base).
Em Recife é claro que tem que fazer um city tour pelo centro histórico, fortes, igrejas (a capela dourada é linda), etc e fazer compras na antiga cadeia pública (chama-se Casa da Cultura de Penambuco).
Se os turistas gostam de arte, cerâmica, a dica é o atelier de um artista muito louco, chamado Francisco Brennand (ele adora conotações sexuais, fálicas, nas suas obras) ou então ao complexo cultural de um primo dele chamado Ricardo Brennand, com castelos e obras de arte (tem até coleção de objetos medievais como armaduras e armas).
Também tem um passeio noturno de catamarã pelo rio Capiberibe, avistando as luzes da cidade (é lindo e muito romântico), além dos bares do Recife Antigo (lembram um pouco o ambiente do Pelourinho, em Salvador, mas com preços bem salgados).
Se tiverem tempo, um mergulho na praia de Boa Viagem (mas não vão lá para só pegar praia não, não vale a pena). A dica é não entrar no mar se a maré estiver alta, pois o limite seguro (contra ataques de tubarões) é a barreira de arrecifes (as placas de alerta contra tubarões estão espalhadas por toda a orla).
Nesse mesmo dia, conheçam Olinda.
A parte histórica é fantástica, com uma arquitetura colonial linda. Isso você deve se lembrar bem, pois a cidade marca muito. Lá, é legal visitar o museu dos bonecões que saem no carnaval. E pegar um garotinho (prefira os menores, são mais engraçados) que se oferece como guia, apresentando os pontos decoradinhos.
CUIDADO, NO NORDESTE, TUDO CABE NEGOCIAÇÃO, NÃO TENHAM VERGONHA EM PECHINCHAR SEMPRE.
E não se esqueçam que Recife, Olinda são cidades grandes e violentas, por isso cuidado com dinheiro, câmeras, bolsas, etc.
Para outro dia, é interessante conhecer Igarassu e a Ilha de Itamaracá (Forte Orange, Coroa do Avião, com as piscinas em alto mar, que só se chega de barco, é claro, rsrsrsrssrs).
Lá também tem o projeto de preservação do peixe-boi marinho (eu adorei o local, os bichos são muito grandes). É um passeio típico de praia mesmo.
Se quiserem conhecer um pouco do "sertão", podem ir para Caruaru (que na realidade fica no Agreste pernambucano). Lá é mais para conhecer o artesanato local e uma cidade bem diferente do que conhecemos aqui, com as suas feiras e tipos tradicionais. Também eles levam até Nova Jerusalém (no local onde encenam o espetáculo da paixão de Cristo).
Olha, para quem gosta de elementos culturais é um passeio recomendável, mas muito cansativo (são quase três horas de Porto de Galinhas). Agora, para quem quer curtir praia, é um dia perdido.
Sempre é bom pesquisar o preço antes de fechar algo (lembrem-se que na baixa temporada tem menos procura em tudo que eu citei) e verificar se vale mais a pena fretar um tàxi, ir de buggy (só nos locais próximos) ou fechar aqueles passeios que são oferecidos nos hotéis.
Um abraço e boa viagem (e aproveitem bem aquele lindo estado).

Um comentário:

  1. Deve ser muito legal...
    Ainda pretendo visitar esses lugares!
    O Brasil tem lugares ótimos de se conhcer...
    Abraços!

    ResponderExcluir