Via Franca

Via Franca

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Banhos de lama


Sempre ouvimos falar de banhos revigorantes e energizantes, oferecidos por alguns hotéis e spas, distribuídos por várias partes da região Sudeste.
Vou confessar que eu adoro esse tipo de terapia, através da água e um desses locais que me atrai muito é a cidade de Araxá (MG).
Ela está localizada a 580 km de São Paulo, próxima a Uberlândia (para mim é mais próxima, pois sempre vou para lá saindo de Franca).
Além da culinária bem típica e farta daquela parte de Minas e da história famosíssima de Dona Beja, Araxá se destaca por ter uma das melhores estruturas de terapias com águas radioativas do país, em um local conhecido como Barreiro.
O principal hotel da cidade, que, inclusive, explora toda a estrutura dessas "águas terapêuticas" é o Ouro Minas Grande Hotel.
Tem classificação de cinco estrelas e um valor de hospedagem proporcional às suas luxuosas acomodações.
Apesar de caro e badalado, ele guarda um ar meio retrô, com decoração e estrutura (principalmente das termas) da década de 50.
Possui vários tipos de banho, como o da piscina emanatória (com água radioativa), em banheiras individuais com águas sulfurosas e energizantes, o banho de "pérolas" (processo de borbulhamento da água), banhos alternativos, que são realizados em banheiras de hidromassagem com água sulfurosa, em local iluminado por velas e acrescidos de ervas, pétalas, mel, aveia, vinho ou chocolate para relaxar, hidratar, perfumar e nutrir a pele e o meu preferido: o "banho de lama".
Esse é especial, sendo o mais demorado e completo deles.
Ele é composto por quatro partes, onde nos primeiros vinte minutos fica-se imerso em uma banheira com uma solução de lama medicinal com água sulfurosa. Depois de uma ducha longa, mergulha-se em outra banheira, agora com água radioativa para, finalmente, se repousar em um divã, por mais quinze minutos (tudo em recintos individuais).
Ele é recomendado para tratamentos de artrites, artroses, reumatismo e dores musculares. Mas, no meu caso, vale a pena fazer pura e simplesmente pelos seus efeitos relaxantes.
Outro ponto que eu recomendo, ainda dentro do hotel, no hall de entrada das termas é conhecer a mandala e ouvir um mantra, entoado sempre no final da tarde.
Ajuda a equilibrar o corpo e a mente.
Quem quiser se hospedar no Ouro Minas Grande Hotel, de Araxá, o telefone de contato é (34)3669-7000.
Quando vou para lá, prefiro ficar no Sesc/Araxá, que não fica muito longe do Barreiro e tem preços infinitamente mais acessíveis (inclusive de refeições).
E, bons banhos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário