Via Franca

Via Franca

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Cidade da Criança

Essa matéria eu escrevo com uma pontinha de saudosismo.
Na minha infância, quando eu vinha para São Paulo, era praxe pedir aos meus pais que me levasse até a Cidade da Criança.
Tenho dúvidas até hoje, se o cachorro quente era mais gostoso lá ou no Jardim Zoológico.
Se eles viessem dez vezes para a capital, dez vezes me levavam até lá...
Tinha um minissubmarino que fazia passeios em um tanque que fazia qualquer pessoa com menos de 8 anos viajar, de fato. Eu me sentia no próprio Nautilus.
A casa maluca era super divertida, onde a água subia ao invés de descer, não conseguíamos ficar em pé, devido a inclinação do chão, sentávamos em uma cadeira que não conseguíamos nos levantar. Era maluca, de verdade.
Além de outras mais de trinta atrações como escorregadores gigantes, bondinho, um voo simulado em uma réplica de um avião, etc.
Localizado em São Bernardo do Campo, era um dos mais tradicionais e antigos parques de diversão de São Paulo (existe desde 1968).
Para mim, nem existia mais, mas fiquei sabendo que ele ficou fechado por três anos e que foi reinaugurado esse ano, de maneira muito precária, voltando a ser fechado, pouco tempo depois.
Recebeu até o nome de "Parque Educativo Cidade da Criança".
Foi prometida uma reestruturação gradativa, voltada para o aproveitamento das escolas da região, com promessas de abertura para o público em geral, a partir de 2010.
Hoje seria mais que um parque de diversão, se transformaria em um espaço educativo.
Mas, com informações retiradas do jornal Diário do Grande ABC, pude confirmar que o local continua abandonado, após aquela "inauguração simbólica".
Cabe a todos nós, saudosistas e ex-frequentadores, cobrarmos da prefeitura municipal daquela cidade, a finalização do processo de revitalização e reforma daquele local.
Antes de levarmos os nossos filhos à Disney, seria legal que eles pudessem conhecer a Cidade da Criança.

2 comentários:

  1. Noooossaaa! eu me lembro também! principalmente do submarinoe do avião! hehehe eu adorava ir lá, fico feliz em saber que o local ainda existe e ao mesmo tempo fico triste por saber que está abandonado. Realmente o cachorro quente de lá eu achava mais gostoso! hehehe
    Bom, espero um dia ainda poder retornar lá e ver a Cidade das Crianças restaurada!
    Mais algumas informaçoes no site da Prefeitura de São Bernardo do Campo, no link a seguir...

    http://www.saobernardo.sp.gov.br/comuns/pqt_container_r01.asp?srcpg=noticia_completa&ref=4450&qt1=0

    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Evanir, assim como você, momentos inesquecíveis são reservados aos que passei na Cidade da Criança, que pensava não existir há muito tempo!!! Espero que realmente o parque seja reformado para que as mais novas gerações possam ter a oportunidade de guardar um pedacinho de um mundo encantado em suas melhores lembranças!

    ResponderExcluir