Via Franca

Via Franca

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Feirinha da praça

Quantas feirinhas não existem nas várias praças espalhadas pelo Brasil afora!!!!!
Mas, essa é especial...
Muito conhecida pelos paulistanos, mas pouco visitada por pessoas que não são da nossa região metropolitana, ela se localiza na Praça Benedito Calixto, em Pinheiros, entre as Ruas Cardeal Arcoverde e Teodoro Sampaio.
Apesar de existir desde 1987 é menos conhecida que as feirinhas da Liberdade e da Praça da República (já muito descaracterizada, sem o charme da antiga "Feira Hippie", das décadas anteriores).
Diferentemente das outras duas já citadas (e mais famosas) ela é montada aos sábados (entre 9h e 19h), com várias barraquinhas de antiguidades, cd's raros (e baratos), incensos artesanais (eu me perco nos aromas da feira), jóias coloridas, roupas feitas à mão e outras formas de artesanato (como quadros e esculturas).
A parte de alimentação é típica desses eventos, contando com as comidas regionais mais tradicionais (hummm, o acarajé), uma deliciosa parte de sanduíches (pessoas próximas, de forma quase unânime, recomendam o de berinjela) e eu, é claro, me perco na barraca de doces caseiros (sou caipira, todos sabem).
O diferencial dessa feirinha, para mim, apesar de todo o charme, acaba sendo a sua parte musical.
Das 14h30 às 18h30, a praça é envolvida por uma deliciosa roda de chorinho (executada pelo maestro Canário e seu regional).
Composições bem conhecidas e muito bem executadas por sinal, ao lado de outras de compositores menos divulgados.
Ah, e depois do chorinho geralmente acontecem outras formas musicais, como a apresentação de corais, no encerramento das atividades no local.
Imperdível...
E muita gente reclama que é obrigado a passear no shopping por falta de alternativas, em um sábado à tarde.
Vai lá, "é quase a mesma coisa" (rsrsrsrs), só não tem cinema!!!!!!!!

2 comentários:

  1. Que legal, não conhecia essa feirinha. Sempre quando possível vou na Liberdade, mas essa em Pinheiros não conhecia. Qualquer Sábado vou dar uma passadinha por lá.
    Um lugar onde gosto de ir também é no Mercado Municipal o "Mercadão" na Rua Cantareira- Pq Dom Pedro II, ali na região da 25 de Março, famoso pelos pastéis de bacalhau e pelos lanches que têm mais recheio do que pão hehehe
    Lá sentimos um agradável aroma no ar resultado de uma mistura de cheiros de temperos, frios, frutas e verduras que chegam de todos os lados.
    Foi inaugurado em 1933 se não me falhe a memória rsrsrs Mais informações... www.mercadomunicipal.com.br
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Valeu, Fabinho.
    Excelente dica.
    O Mercadão é sempre uma boa pedida!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir