Via Franca

Via Franca

sexta-feira, 14 de dezembro de 2018

Imagens Impressas: um Percurso Histórico pelas Gravuras da Coleção Itaú Cultural


Linóleo, água forte, serigrafia, litografia, xilografia são algumas técnicas empregadas na produção de gravuras há séculos. É um trabalho criterioso, muito rico em detalhes e que sempre me causou espanto, pela sua perfeição...
Sempre gostei de visitar exposições com estes materiais e até tenho algumas xilogravuras na sala do meu apartamento (adquiridas no Maranhão, em 2007, do mestre Airton Marinho). Fico fascinado com a sutileza da produção de imagens impressas em um material bruto (pedra, madeira ou metal), como um carimbo, que passaram pelas mãos habilidosas de um artista.
Daí, fiquei muito feliz em ver que o Itaú Cultural montou uma boa mostra com 160 expressivas peças tentando contar a trajetória da gravura Ocidental nos últimos 600 anos.
Fui conferir e saí de lá extasiado. Ela conta com obras de artistas como Pablo Picasso, Edvard Munch, Francisco de Goya, Rembrandt van Rijn, entre outros.
Estava no card introdutório: "a proposta de um percurso pelas imagens impressas se apresenta como resultado de um mergulho nesta história possível da gravura articulada no interior da Coleção Itaú Cultural. Nesta edição da mostra , optou-se por inverter espacialmente a cronologia, iniciando pelos artistas Edvard Munch e Pablo Picasso. últimas aquisições da coleção, suas obras foram produzidas na primeira metade do século XX...



Então, ao subirmos para o primeiro andar (onde é recomendada iniciar a visita) já encontramos, de cara, as duas obras, de dois expressivos artistas (inclusive, os seus traços mais conhecidos são perfeitamente identificados nelas).
Mas, o que me impressionou mesmo foram as gravuras de séculos anteriores, feitas em metal, com a ajuda de um instrumento chamado buril. A riqueza de detalhes (tem várias lupas espalhadas pelas salas para nos ajudar na visualização dos traços) e a composição das cenas me deixaram boquiaberto.

Recomendo a visita... Pode ser um ótimo programa para o seu final de semana, inclusive estendendo a visita ao café do local, que conta com um bom atendimento e petit fours bem saborosos (poderia ter escrito "docinhos", rsrs, mas achei que um afrancesamento combinaria bem com o texto).
O Itaú Cultural fica na avenida Paulista, 149, próximo ao metrô Brigadeiro da Linha Verde. A entrada é gratuita e a exposição vai até o dia 17 de fevereiro de 2019. Está nos pisos 1 e -1.
Funciona de terça a sexta das 9h às 20h e nos sábados domingos e feriados das 11h às 20h.
Mais informações pelo telefone (11) 2168-1777.








Nenhum comentário:

Postar um comentário