Neste final de semana, mais uma vez, o Colégio Mater Amabilis vai fazer um estudo do meio em uma das áreas mais preservadas do nosso estado: o Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira ou simplesmente PETAR.
Localizado no sul do estado de São Paulo, entre os municípios de Apiaí e Iporanga, o parque conta com uma das maiores extensões de Mata Atlântica primária do país, lindas cachoeiras, além de mais de 300 cavernas.
Além do patrimônio natural, a região também conta com uma grande riqueza cultural presente na figura dos seus habitantes (muitos deles descendentes de quilombolas). Este contato com a história do Vale do Ribeira acontece na integração dos alunos com os guias, que contam com muita sabedoria e conhecimento sobre a área que vamos estudar.
As pousadas ficam no bairro da Serra, bem próximo à entrada dos núcleos Santana e Ouro Grosso, os mais visitados do Parque.
Já há alguns anos o IBAMA deixou a visita às cavernas, mais rigorosa, mas acabou trazendo mais segurança aos turistas e estudantes, além de contribuir significativamente para uma maior proteção ao meio ambiente (principalmente cavernícola).
Geralmente, os grupos preferem o contato com as Grutas de Santana, Couto, Água Suja, Ouro Grosso e Alambari de Baixo (que somente foi autorizada a visitação neste último mês). Mas, existem outras, muitas outras com diferentes belezas e desafios aos "exploradores".
O nosso grupo vai ficar hospedado na Pousada das Cavernas, uma das melhores da região, que não conta com uma boa infraestrutura de hospedagem, mas que é compensada pela simpatia e receptividade dos seus moradores.
Para nossa segurança teremos o apoio da equipe de guias da Parque Aventuras, sob a liderança do experiente Jura.
Espeleologia, geologia, geografia, história, botânica, zoologia e até mesmo o delicioso modo local de se expressar serão trabalhados neste estudo.
Para tanto, sempre é importante lembrar que os alunos deverão levar lanterna, mochila, roupas confortáveis (tecidos sintéticos como o tactel são mais recomendados), protetor solar, repelente, tênis com solado anti-derrapante e muita disposição, rsrs.
Para a pousada também lembro que devem ser levados roupa de cama e toalha, já que a estrutura do bairro da Serra não conta com tratamento de esgoto, por isso quanto mais minimizarmos o impacto do nosso grupo no local, melhor para o meio ambiente (usarmos as nossa próprias roupas de cama diminui a quantidade de efluentes de lavanderia).
Também é importante levar o RG ORIGINAL e a carteirinha de convênio.
Pelo site do inpe (www.cptec.inpe.br) não há previsão de chuva (menos de 5% de chance), mas mesmo assim é melhor levar capa de chuva. Quanto à temperatura, a Mínima fica em torno de 10ºC e a máxima não ultrapassa 25ºC. Portanto, vale a pena caprichar no agasalho e também levar cobertor.
Agora, resta conferir os detalhes da mala e aproveitar mais uma experiência inesquecível, positivamente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário