Via Franca

Via Franca

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Pré-estreia mundial do documentário "Lua Nova do Penar"


Em 05 de outubro acontecerá mais um "Sábado Resistente" no Memorial da Resistência, localizado no antigo prédio do DEOPS, na região da Estação da Luz (Largo General Osório, 66 – Luz).
Desta vez, será a pré-estreia mundial do documentário "Lua Nova do Penar", que homenageia o jornalista pernambucano Hiram de Lima Pereira, "desaparecido" (é estranho usar esta palavra quando se trata da polícia política da década de 70) após entrar na delegacia da ordem política e social (DEOPS) em 1975.
Haverá a exibição do documentário, uma pequena homenagem e um debate com participação de Marcelo Mário de Melo, ex preso e companheiro de luta de Hiram Pereira e Leila Jinkings, diretora do filme.
Vale a pena participar ou pelo menos conhecer o espaço do memorial, que é extremamente reflexivo...
O evento é gratuito. Mais informações pelo telefone (11) 3335-4990.
Seguem os dados copiados do email que me enviaram nesta semana.

"Este Sábado Resistente contará com sessão especial de “Lua Nova do Penar”, documentário inédito, e homenagem ao Centenário Hiram de Lima Pereira.
Lua Nova do Penar (Recife, 2013), realizado por Leila Jinkings e Sidnei Pires, é um documentário sobre Hiram de Lima Pereira, jornalista, ator, poeta, membro do Partido Comunista, desaparecido político desde 1975, quando foi capturado pelo Dops paulista.
Quase 40 anos depois de seu desaparecimento, as quatro filhas Nadja, Sacha Lídice, Zodja e Hânya se encontram para falar sobre o pai através da música, elemento unificador no cotidiano da família. Cantam a música composta pelo pai na cadeia e músicas da mãe, musicista.
Após a exibição haverá debate com os realizadores e homenagem por parte das filhas de Hiram e de alguns companheiros do Recife.

PROGRAMAÇÃO
14h00: Boas vindas – Karina Teixeira (Memorial da Resistência de São Paulo)
Coordenação – Maurice Politi (Diretor do Núcleo de Preservação da Memória Política)
14h30: Breve apresentação do filme pelos diretores.
15h00: exibição do documentário "Lua Nova do Penar". (O trailer está disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=_l92BKmmb0E )
15h40: Mesa de debates com participação de Marcelo Mário de Melo, ex preso e companheiro de luta de Hiram Pereira e Leila Jinkings, diretora do filme.
17h00: homenagem “Hiram de Lima Pereira – 100 anos”

Os Sábados Resistentes, promovidos pelo Memorial da Resistência de São Paulo e pelo Núcleo de Preservação da Memória Política, são um espaço de discussão entre militantes das causas libertárias, de ontem e de hoje, pesquisadores, estudantes e todos os interessados no debate sobre as lutas contra a repressão, em especial à resistência ao regime civil-militar implantado com o golpe de Estado de 1964. Os Sábados Resistentes têm como objetivo maior o aprofundamento dos conceitos de Liberdade, Igualdade e Democracia, fundamentais ao Ser Humano."

Nenhum comentário:

Postar um comentário