Via Franca

Via Franca

sábado, 24 de agosto de 2013

Ópera "Don Giovanni" no Teatro Municipal de São Paulo, em setembro

O Teatro Municipal abriu neste mês a sua temporada de óperas com a magnífica "Aida" de Verdi.
É claro, que eu estava presente em uma das apresentações, acompanhado pela minha linda (e elegante) namorada.
Noite maravilhosa, com uma orquestra divina, regida pelo magnífico e polêmico maestro carioca John Neschling e um cenário bem trabalhado.
Árias maravilhosas (até agora sinto o arrepio da beleza da volta das tropas egípcias, na "Marcha Triunfal") e um elenco digno das melhores casas do gênero em todo o mundo (formado basicamente por brasileiros).
Pena que para esta obra, já não há mais possibilidade de compra de ingressos...
Mas, ainda há tempo para tentar conseguir alguma coisa para as outras cinco peças que acontecerão até o final do ano.
A próxima será "Don Giovanni", uma ópera buffa (classificação feita pelo próprio autor), com música de Wolfgang Amadeus Mozart e libreto do autor italiano Lorenzo Da Ponte (sim, geralmente conhecemos a ópera como autoria dos músicos e esquecemos que a peça é escrita por uma outra pessoa).
Ainda restam alguns lugares em alguns dias específicos, entre os dias 12 e 22 de setembro.
Eu já garanti os meus dois lugares na plateia, no dia 19, e também nas outras peças (uma por mês, até dezembro).
"Don Giovanni" será acompanhada pela Orquestra Sinfônica Municipal, com regência do israelense Yoram David.
Para quem gosta do gênero é um programa imperdível.
Para quem nunca assistiu nada parecido, vale a pena iniciar-se com esta, pois é muito cômica e possui árias muito lindas...
No mês de outubro, tem "Jupyra", do brasileiro Antônio Francisco Braga e baseada em um conto do Bernardo Guimarães (o mesmo autor de "Escrava Isaura") e "Cavalleria Rusticana", de Mascagni, ambas apresentadas no mesmo dia.
Já em novembro, a gutural e mítica "O Ouro do Reno", do alemão Richard Wagner, a primeira obra que compõe a tetralogia "O Anel do Nibelungo". São mais de duas horas de música contínua, o que significa um desafio para qualquer orquestra (que será regida, inclusive, pelo brasileiro Luiz Fernando Malheiro).
O encerramento da temporada, em dezembro, será com a mágica "La Boehème" do italianíssimo Giacomo Puccini (eu visitei Lucca, na Itália, só para conferir a homenagem que é feita a ele pela sua terra natal, todos os dias exatamente às 18h, sem falhar uma data sequer).
Vale a pena correr atrás do que ainda resta de ingressos e poder conferir alguma destas pérolas da música clássica em um teatro magnífico...

2 comentários:

  1. Prezado prof. Evanir. Eu também já adquiri ingressos para assistir com a minha filha Don Giovanni no dia 16/09. É uma oportunidade imperdível.Só para teres uma ideia, disponho de 10 DVD's distintos desta ópera.
    Obrigado por divulgá-la
    Milton Barbosa
    Porto Alegre

    ResponderExcluir
  2. Fantástico Milton.
    Inclusive, no sábado dia 07/09, às 17h, haverá uma palestra sobre a ópera, proferida pelo jornalista e professor Irineu Franco Perpetuo, no Teatro Municipal de São Paulo...
    Se estiver por aqui, vale a pena conferir.

    ResponderExcluir