Via Franca

Via Franca

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Joshua Bell na Sala São Paulo

Para quem não conhece o americano Joshua Bell, um dos violinistas mais badalados no mundo ocidental, vai ter a oportunidade de assistir a dois concertos dele na Sala São Paulo, neste final de semana (dias 31 de agosto e 1 de setembro).
Ele se apresenta ao lado do pianista italiano Alessio Bax e tem no repertório a belíssima sonata Kreutzer, de Beethoven, além de outras peças de Mozart, Debusssy e Grieg.
As apresentações são responsabilidade da Sociedade de Cultura Artística e tem ingressos muito caros (os melhores chegam a 330,00 reais) e, provavelmente, já estão esgotados há algum tempo.
Então, porque publicar aqui estas informações?
É que meia hora antes da apresentação, a Sala São Paulo vende os lugares que estão vazios por um valor simbólico (10,00 reais), mas sem direito a escolha de lugares. Geralmente após o terceiro sinal, os orientadores distribuem as pessoas que se prontificaram a arriscar-se em uma pequena fila para tentar assistir algum espetáculo que já esteja esgotado e que ainda tenha lugares vagos (para que você consiga entrar, alguém tem que ter perdido a hora, é claro).
É o "Ingresso da Hora" (eu chamo de "fila da esperança", rsrsrs).
Apesar de arriscado, vale a pena tentar.
Ah, o valor é aceito somente em dinheiro e nas apresentações citadas acima (de responsabilidade da Sociedade de Cultura Artística e não da OSESP) o direito a este convite é apenas para estudantes com até 30 anos...

Mais informações na bilheteria da Sala São Paulo
Praça Júlio Prestes, 16
Fone (11) 3223 3966
De segunda a sexta: das 10h às 18h, ou até o início do concerto.
Sábado: quando houver apresentação, das 10h às 16h30 ou até o início do concerto.
Domingo e feriado: quando houver apresentação, desde duas horas antes do concerto.

sábado, 24 de agosto de 2013

Ópera "Don Giovanni" no Teatro Municipal de São Paulo, em setembro

O Teatro Municipal abriu neste mês a sua temporada de óperas com a magnífica "Aida" de Verdi.
É claro, que eu estava presente em uma das apresentações, acompanhado pela minha linda (e elegante) namorada.
Noite maravilhosa, com uma orquestra divina, regida pelo magnífico e polêmico maestro carioca John Neschling e um cenário bem trabalhado.
Árias maravilhosas (até agora sinto o arrepio da beleza da volta das tropas egípcias, na "Marcha Triunfal") e um elenco digno das melhores casas do gênero em todo o mundo (formado basicamente por brasileiros).
Pena que para esta obra, já não há mais possibilidade de compra de ingressos...
Mas, ainda há tempo para tentar conseguir alguma coisa para as outras cinco peças que acontecerão até o final do ano.
A próxima será "Don Giovanni", uma ópera buffa (classificação feita pelo próprio autor), com música de Wolfgang Amadeus Mozart e libreto do autor italiano Lorenzo Da Ponte (sim, geralmente conhecemos a ópera como autoria dos músicos e esquecemos que a peça é escrita por uma outra pessoa).
Ainda restam alguns lugares em alguns dias específicos, entre os dias 12 e 22 de setembro.
Eu já garanti os meus dois lugares na plateia, no dia 19, e também nas outras peças (uma por mês, até dezembro).
"Don Giovanni" será acompanhada pela Orquestra Sinfônica Municipal, com regência do israelense Yoram David.
Para quem gosta do gênero é um programa imperdível.
Para quem nunca assistiu nada parecido, vale a pena iniciar-se com esta, pois é muito cômica e possui árias muito lindas...
No mês de outubro, tem "Jupyra", do brasileiro Antônio Francisco Braga e baseada em um conto do Bernardo Guimarães (o mesmo autor de "Escrava Isaura") e "Cavalleria Rusticana", de Mascagni, ambas apresentadas no mesmo dia.
Já em novembro, a gutural e mítica "O Ouro do Reno", do alemão Richard Wagner, a primeira obra que compõe a tetralogia "O Anel do Nibelungo". São mais de duas horas de música contínua, o que significa um desafio para qualquer orquestra (que será regida, inclusive, pelo brasileiro Luiz Fernando Malheiro).
O encerramento da temporada, em dezembro, será com a mágica "La Boehème" do italianíssimo Giacomo Puccini (eu visitei Lucca, na Itália, só para conferir a homenagem que é feita a ele pela sua terra natal, todos os dias exatamente às 18h, sem falhar uma data sequer).
Vale a pena correr atrás do que ainda resta de ingressos e poder conferir alguma destas pérolas da música clássica em um teatro magnífico...

Leo Nocentelli's Meters Experience amanhã no Parque do Ibirapuera


Muita gente reclama que o domingo é um dia sem graça, mais família, sem muita coisa interessante para fazer, além do almoço tradicional na casa de parentes.
Sabemos que não é assim e que a cidade de São Paulo tem muitos atrativos, independente do dia da semana.
Novamente os mau humorados reclamam da falta de grana para aproveitar algo bem diferente e com mais qualidade.
Bom, para alegria geral de quem gosta de uma boa música (boa e diferente, por sinal), acontece amanhã (domingo, dia 25 de agosto) no Parque do Ibirapuera, o encerramento do tradicionalíssimo "Bourbon Street Fest", com 3 shows "na faixa".
A festa começa às 16h com o som bem dançante do "Honey Island Swamp Band" (em alguns momentos podemos identificar alguma coisa entre Beatles e um folk do sul dos Estados Unidos), às 17h30 entra "Leo Nocentelli The Meters Experience" (com um funk irresistível, estilo drums and bass, basta conferir no vídeo desta postagem) e o fechamento com os metais malucos, deliciosos do "The Soul Rebels"...
Repito, tudo de graça, na faixa...
Agora, quero ver arrumar desculpa para ficar em casa, no facebook, rsrsrs.

Shows de graça no Parque do Ibirapuera

Como acabei de postar, vale a pena conferir 3 shows amanhã, dia 25 de agosto, no Parque do Ibirapuera, no encerramento do Bourbon Street Fest...
Nada de ficar em casa, reclamando da falta de oportunidades de ouvir um bom som, de graça.
Nos vemos lá!!!!!

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Últimos recados para a nossa viagem ao Peraltas

Muito bem, já estamos na véspera da nossa viagem ao Brotas Ecoresort (antigo acampamento Peraltas) e vale reforçar alguns lembretes.
O primeiro deles é quanto à obrigatoriedade em levar o RG ORIGINAL para embarcarmos.
Também não se esqueçam que a saída do Colégio Mater Amabilis será às 7h.
Lembrem-se de colocar na mala protetor solar, repelente contra insetos e os objetos de higiene pessoal (alguns esquecem a escova de dentes e o creme dental).
A previsão do tempo teve uma pequena alteração. Continua não existindo possibilidade de chuva (no site do inpe continua com menos de 5% de chances de precipitação), mas parece que vai esfriar um pouquinho (por Guarulhos já deu para perceber isso, rsrsrs). Na sexta-feira a máxima não ultrapassa 20ºC e no domingo chega a 24ºC.
A temperatura mínima (que geralmente ocorre no final da madrugada) oscilará entre 9ºC e 11ºC. Portanto, levem cobertor e agasalhos mais pesados.
Quem estiver tomando remédios que precisem ser ministrados durante a nossa viagem, por favor, complete a ficha médica com detalhes e entregue os medicamentos ao prof. Fábio, no dia do embarque. Deixe bem claro, nas informações, a dosagem e o horário de ministrá-lo, além de enviar também a receita médica.
A nossa programação já está definida, mesclando atividades pedagógicas e de recreação.
Amanhã mesmo, faremos o passeio de barco pelo rio Tietê e a eclusagem, em Barra Bonita. À noite, iremos ao CEU (Centro de Estudos do Universo) para uma observação de diversos astros, entre planetas e estrelas (precisamos de um céu limpo para isso, sem nuvens).
Inclusive a imagem deste post é do observatório do Centro de Estudos do Universo.
Agora é arrumar as malas e aguardar, mais uma vez, um estudo do meio diferenciado, com atividades pedagógicas importantes e a excelente equipe de recreação do Peraltas.
E, até amanhã!

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Pode esfriar um pouquinho no final de semana

Hoje, já caiu aquele chuvisco característico do inverno aqui de São Paulo...
Isto indica que chegou frente fria e que vai esfriar um pouquinho, principalmente no final da madrugada, antes do "nascer do Sol".
Para o grupo que vai estar em Barra Bonita e Brotas, a partir de sexta-feira, segue a previsão do tempo para este período.
Quem quiser dar uma conferida, veja no link abaixo:
http://www.cptec.inpe.br/cidades/tempo/1015
Como toda "previsão" há possibilidade de erro, principalmente porque o tempo não é estático. Ele é dinâmico e pode alterar-se por fatores locais. Mesmo assim é importante prevenirmos para uma situação de frio na madrugada (um bom cobertor ou uma manta bem quentinha são indispensáveis).
Chuva não vai ter. A probabilidade é muito pequena para isso (menos de 5%).
E a temperatura oscilará entre 9ºC (mínima) e 26ºC (máxima).
Vai dar piscina, com certeza!
E mais uma vez, lembro que o nosso embarque será às 7h desta sexta-feira (dia 16 de agosto) e que é obrigatório o RG ORIGINAL para a viagem.
Bons preparativos!

domingo, 11 de agosto de 2013

Sétimos anos do Colégio Mater Amabilis, em Barra Bonita e Brotas

Já está próximo o nosso embarque para Brotas...
Vamos sair no dia 16 de agosto às 7 horas da manhã (não mais às 6h, como consta no comunicado). Esta mudança melhora um pouco a organização de pais e alunos, já que não precisam estar tão cedo na porta do Colégio Mater Amabilis, em Guarulhos.
Podemos sair mais tarde um pouco, pois não vamos precisar fazer o passeio de barco, em Barra Bonita, no período da manhã. Vamos fazê-lo à tarde, após passarmos no resort, em Brotas, para almoçarmos...
Depois de conhecermos o rio Tietê, com um visual diferente daquele que vimos no nosso último estudo do meio (entre São Paulo e Salto) e transpormos o seu desnível através da eclusa, iremos para o Brotas Ecoresort para fazer o nosso check-in...
Lembro que para a viagem é necessário levar o RG ORIGINAL...
Nos próximos dias colocarei mais informações aqui...
Até breve!!!!!

domingo, 4 de agosto de 2013

Manhã em Paraty com o Colégio Mater Amabilis

Acordamos depois das nove, nesta manhã...
Ontem tivemos uma noite deliciosa, bem fresca, onde os alunos puderam passear pelo centro histórico de Paraty, novamente.
Por enquanto eles estão divididos entre praia e piscina, pois amanheceu um dia muito lindo e quente (abusaram do protetor solar, inclusive).
Vamos desacelerando aos pouquinhos e já começar a organizarmos para tomar banho e arrumar as malas para o nosso retorno para Guarulhos.
O planejamento é sair da pousada por volta das 14h, almoçar aqui na Praia de Jabaquara mesmo (próximo ao local onde nos hospedamos) e, logo em seguida, voltarmos para Guarulhos.
Já vai ficando um ar de "quero mais" e a galera quer aproveitar ao máximo estas nossas últimas horas aqui em Paraty.
Turminha maravilhosa... Mereceu dias muito agradáveis!!!!

Madrugada em Paraty

Acordado, na minha rotina de passar a madrugada (um pouco fria) em stand by para qualquer eventualidade, no pátio do pousada em Paraty, enquanto os meninos dormem tranquilamente nos seus respectivos quartos, deu para colocar mais algumas informações, aqui no blog.
Tivemos 3 dias maravilhosos, com muito sol e um calorzinho que não incomodou ninguém.
Foram vária sensações no mangue, na escuna (no segundo dia) e na trilha do ouro, hoje...
Os alunos adoraram também andar por Paraty à noite e pechinchar reduções de preços, nas suas comprinhas (as meninas das lojas me contaram que ficaram surpresas com a habilidade de alguns deles, em negociar, conseguindo descontos maiores que muitos clientes adultos).
Puderam ficar acordados até mais tarde, hoje, já que o nosso alvorecer será apenas às 9h da manhã.
Teremos a manhã toda livre para atividades de recreação, mantendo a previsão de saída para depois do almoço (previsto para às 14h).
Depois vou colocar mais detalhes da nossa partida e das atividades que fizemos neste nosso estudo do meio...
Por enquanto, sigo aqui na minha função de "guarda noturno", rsrsrs...

sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Primeiras atividades em Paraty (Colégio Mater Amabilis)

Apesar de demorarmos um pouco mais do que esperávamos para chegar em Paraty (em decorrência das obras de duplicação da Rodovia dos Tamoios e da manutenção da BR-101), encontramos aqui no litoral, um dia extremamente agradável, com um sol lindo e um calorzinho que animou a garotada.
Almoçamos no bom self-service do Restaurante Sabor da Terra e, depois de satisfeitos, fomos para o check-in na Pousada Sol Nascente (do amigo e sempre simpático Maeda)...
Instalados, quartos divididos e sem nenhum problema para resolver, seguimos para o nosso estudo na praia de Jabaquara.
Fizemos uma caminhada estimulante, onde surgiram muitas dúvidas sobre a paisagem em questão, até chegarmos no mangue da Cassandoca...
No caminho, nosso pessoal se divertiu, afundando os pés na transição entre a areia e a lama que se forma na área, fruto da ação da deposição de sedimentos provocada pelo manguezal.
Foi um final de tarde muito gostoso (na realidade, de diferentes "sensações"), pois além de discutirmos conceitos novos, os nossos alunos puderam sentir (literalmente, rsrsrs) a rusticidade do ambiente em questão...
Depois de falarmos mais sobre questões de sustentabilidade e proteção deste importante bioma (o manguezal, é claro), fizemos mais um pit stop para um banho rápido de mar (em frente a nossa pousada), que foi providencial para quem quis tirar a lama do corpo.
Na pousada rolou um proveitoso horário livre, com piscina e jogos de salão (levei uma surra no tênis de mesa de alguns alunos).
Já à noite, o nosso esperado lual, com um bom jantar "pé na areia" e uma baladinha bem divertida com um DJ bem eclético.
Neste momento (com um horário já bem avançado), sinto todos os quartos já bem adiantados no sono (eu ainda fico pela madrugada adentro, no meu plantão) para que possamos fazer um bom despertar amanhã, com máximo aproveitamento das atividades em Angra dos Reis e na Ilha Grande.
Foi um dia delicioso...