Via Franca

Via Franca

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Encontro com Educadores no Memorial da Resistência de São Paulo



Muitos ainda não conhecem o Memorial da Resistência de São Paulo.
É um espaço pequeno, mas que mostra de maneira impressionante alguns registros do período de repressão nas ditaduras que aconteceram no nosso país.
Apesar de ressaltar mais o período da última ditadura militar (entre 1964 e 1985), também reforça fatos e situações vividas no Estado Novo (1937 a 1945).
Foi criado, exatamente no local onde funcionava a antiga delegacia de repressão política, conhecida como DOPS e conserva ainda 4 celas e a área onde os detentos tomavam sol (com aquela sensação claustrofóbica do local).
Em uma das celas, inclusive, há fones de ouvido onde os visitantes conseguem ter uma noção pequena do flagelo vivido por muitos que passaram por lá (histórias de tortura e até mortes foram registradas no contexto da sua existência) que, apesar de todo sofrimento físico e mental, ainda deixam um recado marcante de amor à vida e à liberdade.
É um espaço gratuito que deve ser conhecido por todas as pessoas.
Está localizado no mesmo prédio da Estação Pinacoteca (aquele edifício que fica ao lado da sala São Paulo, que tem ligação com a Estação Júlio Prestes), no Largo General Osório, 66, próximo ao Metrô Luz.
O site é memorialdaresistência@pinacoteca.org.br e o telefone é (11) 3335-4990.
E, se já vale a pena conhecer o espaço citado, ainda há encontros e cursos gratuitos oferecidos a educadores e leigos, mensalmente, no local.
Um deles é o "Encontro com Educadores no Memorial da Resistência de São Paulo", que apresenta e discute os potenciais educativos do memorial, oferecendo sú[ubsídios para a compreensão crítica dos regimes autoritários do Brasil republicano, por meio da proposta de leitura de documento histórico.

Data: 21 de maio de 2011 (sábado)
Local: Memorial da Resistência de São Paulo (sala de atividades, no térreo)
Horário: das 9h30 às 13h
Inscrições: somente através dos telefones (11) 3324-0943 ou 0944

Um comentário:

  1. Olá prof. Evanir,

    Gostaria de parabenizar seu blog, e pedir um grande favor gostaria de solicitar que o senhor respondesse a um questionário a respeito do memorial da resistência. Pois sou aluno da Universidade de São Paulo e estou fazendo um trabalho com a temática envolvendo o memorial.
    o link para o questionário é esse: https://docs.google.com/spreadsheet/viewform?formkey=dFFEOGJnTFhDb1FRd3FKY1oxU1dwbHc6MQ

    Agradeço a compreensão,
    Alan Peagno Moraes prado

    ResponderExcluir