Via Franca

Via Franca

sexta-feira, 13 de maio de 2011

CCSP completa 30 anos



O Centro Cultural São Paulo (CCSP) completa hoje, sexta-feira 13 de maio, 30 anos de existência.
Localizado entre a Rua vergueiro (o seu endereço oficial) e a Avenida 23 de Maio, de onde temos a melhor visão da sua arquitetura, foi criado para que a população paulistana tivesse acesso a uma variada programação cultural.
De acordo com essa proposta, foi construído do lado de uma estação de metrô, em uma das melhores localizações da cidade.
Hoje, pode ser considerado um dos pontos de maior visitação de São Paulo (só pela biblioteca passam mais de 1000 pessoas por dia.
O CCSP oferece gratuitamente, ou a preços populares, uma cultura multidisciplinar: teatro, salas e espaços alternativos para realização de debates, palestras, exposições, jardins, eventos musicais, cinema e vídeo, dança e acervo artístico e documental, sobretudo no Arquivo Multimeios, setor que conta com cerca de 950 mil documentos que privilegiam a arte brasileira contemporânea. As bibliotecas do CCSP ocupam um espaço de 9 mil metros quadrados e abrigam um dos mais significativos patrimônios bibliográficos do país.
Segundo o seu diretor Ricardo Resende, em entrevista à coluna da Mona Dorf (no Ig) “só de itens museológicos, o Centro reúne cerca 2 milhões de itens museológicos, apenas a discoteca Oneyda Alvarenga tem 70 mil itens”.
E para comemorar a importância deste espaço, foram programadas algumas atividades, a maioria nesta sexta-feira (hoje, por sinal).
Como estou escrevendo já bem tarde, nem vale a pena citar as de hoje, mas seguem algumas de outras datas:
de 13 a 19/05 - APROXIMAÇÕES LÚDICAS
O personagem Alvimar, clown criado pelo ator Álvaro Lages, fará intervenções cômicas e musicais antes e depois dos espetáculos e em algumas atividades, propondo uma aproximação lúdica do público com os diversos espaços do Centro Cultural por meio de causos e músicas.

de 25 a 31/05 - PERCURSOS POSSÍVEIS
Serão disponibilizados monitores nos espaços do Centro Cultural para exibições de vídeos com poéticas visuais de alguns percursos possíveis criados pelo Coletivo ZoomB.

dia 28/05 - ENCONTRO INTERDISCIPLINAR
Centro Cultural, Seu Próprio – Identidade, pertencimento e reconhecimento no espaço público
Neste encontro os artistas envolvidos na difusão da publicação do Centro Cultural, Seu Próprio irão refletir as ações poéticas realizadas na programação do mês de maio do Centro Cultural e apontar possíveis caminhos para as futuras ações vinculadas às novas edições da publicação.
Sábado, das 15h às 17h – Piso Caio Graco – Sala Zero

Além delas, o CCSP segue com a sua programação normal, entre elas, destaco a deliciosa Brincando com Música, uma série de espetáculos didáticos da Orquestra Experimental de Repertório (OER), com o objetivo de passar conceitos musicais para o público de forma leve e divertida. Sob a batuta do maestro Jamil Maluf, adultos e crianças se divertem, aprendendo sobre a orquestra, seus instrumentos, regência e execução da música. É toda quinta-feira às 14h, na Sala Adoniran Barbosa (grátis).


Serviço:
Centro Cultural São Paulo
Rua Vergueiro, 1000 – Paraíso/ São Paulo (Metrô Vergueiro)
Informações ao público: (11) 3397-4002

Nenhum comentário:

Postar um comentário