Via Franca

Via Franca

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Teatro: "Quem tem medo do Curupira?"



Domingo passado, eu estava caminhando à tarde, pela Avenida Paulista, sem muito o que fazer e resolvi dar uma conferida na programação do teatro do SESI.
Vi que ainda haviam lugares disponíveis para uma peça infanto-juvenil chamada "Quem tem medo do Curupira?".
Achei o título interessante e resolvi entrar (era de graça...).
Entrei no teatro, peguei um programa e, de cara, algo me chamou a atenção: mais de 80% da plateia era composta de... adultos!!!!!
Li as informações do panfleto e vi que a sua autoria e as suas composições eram do ZECA BALEIRO!!!!!
Surpresa total.
Vi um espetáculo mágico, feito de fato para crianças e adolescentes, mas que agradou a todos os adultos presentes.
Uma variação musical impressionante, viajando pelo universo do côco, rock pesado, reaggae e até pelo rap, que amarra situações quixotescas de alguns entes mágicos da nossa cultura popular (a "monstraiada", na fala do curupira).
Os atores também possuem um bom jogo de cena e interagem bem com o público.
As piadinhas são para o público teen, mas também divertem os menos exigentes (assim como eu...).
Vale a pena conferir!!!!

Sinopse:
Em qualquer lugar das matas brasileiras, cinco criaturas encantadas ressentem-se da sua imagem minguada. Sua função, que antigamente era importante e temerosa de proteção da água, animais e vegetação desses ambientes selvagens, hoje se restringem mais e mais, desaparecendo até da literatura e do imaginário.
Com isso em mente e em profunda crise de autoestima, Saci, Curupira, Caipora, Boitatá e Mãe d'Água tomam uma decisão radical e seguem em direção ao meio urbano. Se a magia desses monstros perdeu efeito na mata, talvez seja eficaz ali.
Sem querer ser didático, o texto propõe uma reflexão sobre a própria migração interna e a imensa mudança de valores que ela acarreta.
Zeca Baleiro compôs texto e canções desta obra a partir de sua própria infância povoada dessas lendas, assombrações e seres fantásticos que habitavam matas e florestas. A encenação dirigida por Débora Dubois, com o reforço da cenografia de Duda Arruk e figurinos de Isabela Teles e Edson Braga, cria no palco um ambiente de terror e medo com o propósito de divertir e assustar o público infanto-juvenil, mas que certamente vai agradar também os adultos.
Nas palavras do próprio autor, "o musical recorre à fantasia eterna dos entes mágicos, que tem correspondentes em todas as culturas do mundo."

Serviço:
Local: Teatro do SESI – São Paulo - Av. Paulista, 1313 - Metrô Trianon-Masp.
Até 12 de dezembro de 2010 – sábados e domingos, às 16h.
Duração: 90 minutos
Entrada Franca.
A distribuição dos ingressos tem início a partir da abertura da bilheteria no mesmo dia do evento. Horário de funcionamento da bilheteria: de quarta-feira a sábado, das 12h às 20h30; domingo, das 11h às 20h.
Espetáculo não recomendado para menores de 10 anos. Será permitida a entrada do menor somente acompanhado dos pais ou responsável legal após preenchimento de um termo de autorização.
Mais informações: www.sesisp.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário