Via Franca

Via Franca

sábado, 15 de junho de 2019

Your song

Acordei hoje com uma lembrança incômoda...
Lá pelos idos da década de 80 na minha provinciana cidade, tínhamos uma turma de adolescentes que nutriam grande camaradagem e amizade, fruto de boa vizinhança, carregada de irmãos, primos e agregados, além de estudarmos a duas quadras da maioria das nossas casas, em uma satisfatória escola pública.
Éramos bem abertos aos novos que se aproximavam, mas mesmo assim havia tacitamente um compromisso mútuo entre os mais chegados.
Nisso, na altura do nosso "segundo ano do colegial", entra na nossa sala de aula um garoto que veio do interior do estado, de uma cidadezinha quase na divisa com o Mato Grosso do Sul, sozinho, atleta de judô. Ele veio morar no clube que treinava e recebia uma pequena bolsa para manter-se...
Muito tímido e com poucos conhecidos, não se enturmou muito bem... Como eu já havia dito, apesar de receptivos, vivíamos em uma turminha mais fechada, sendo a maioria dos meninos atletas de basquete, o esporte mais popular da cidade e as meninas nossas vizinhas desde a infância.
Meses se passaram, na nossa modorrenta, mas arrogante realidade, até que um dia, num final de período de uma sexta-feira o diretor do colégio reuniu toda a  turma no auditório, que tinha no seu palco, encostado na parede, um velho piano de armário que raramente era tocado pela professora de Educação Moral e Cívica. Foi proferida uma pequena palestra sobre a importância da convivência e relacionamento entre a comunidade e os alunos, além de recados gerais sobre o andamento do semestre em curso... Nisso, foram abertos questionamentos e participações do corpo discente... Claro, que não tivemos muitos voluntários para perguntas, até que antes de ser encerrado o evento, aquele rapaz que agregou-se à nossa sala, que não estava bem integrado, que não conhecíamos quase nada a seu respeito (e, que hoje, sei que tentou se aproximar do nosso grupo) pediu para tocar uma música para todos, no auditório.
Espanto geral, alguns risos, certo constrangimento, até que ele sentou-se no velho Fritz Dobbert e tocou maravilhosamente uma música que poucos conhecíamos na época, "Your Song", do Elton John... A melodia soou macia, sublime, mesmo no desafinado instrumento e a voz dele era doce e muito afinada.
Foi surpreendente!!!!
A plateia o aplaudiu e ele foi ovacionado, mas muitos nem puderam gritar o seu nome, pois a maioria das outras turmas sequer sabiam quem ele era.
Todos nós, da minha antiga sala o abraçamos e lágrimas correram pelos olhos de muitos professores...
No começo da outra semana, depois de conversarmos muito no final de semana sobre o ocorrido, já com muitos planos para inseri-lo nas nossas andanças e serenatas que fazíamos para amigas e familiares (adorávamos música e tinham violonistas incríveis no nosso grupo) soubemos que tinha sido o seu último dia de aula na escola... Como a equipe havia sido montada apenas para disputar poucas competições, com o final delas ele teve que voltar para a sua cidade natal, já que não tinha como se sustentar até o final do ano, onde estava.
E aquela música ("Your Song") foi uma maneira dele nos agradecer, mesmo sem ter sido adequadamente reconhecido e enxergado...
Um cara incrível, como tantas outras pessoas que já passaram pela minha vida e que não foram devidamente vistas.

PS.: o pequeno palco da minha antiga escola pode não ser o de um anfiteatro... Também pode ser que não tenha tido uma piano vertical lá... Algumas coisas podem ter sido exageradas... Mas, o resto é tudo verdade!!!!!

2 comentários:

  1. Comovente história! Parabéns, gostei muito!

    ResponderExcluir
  2. Depois de escutar CD do Boca Livre, que acho suas músicas bem o interioranas, leio seu texto, que me remeteu a algumas situações, na época escolar, em PE. O bom da leitura é que, mesmo que os pormenores não tenham sido exatamente do modo como eu imagino, como da ambientacao, expressões das pessoas, tá valendo pra mim! A ho bacana isso!! Agora,como não lembro da musica, pelo título, ou talvez nao a conheca, vou acessar o YouTube...

    ResponderExcluir