Via Franca

Via Franca

quarta-feira, 15 de agosto de 2018

Coleção Brasiliana, do Itaú Cultural


Neste último sábado, fui com um grupo de alunos e convidados do cursinho pré-vestibular do SOS Mater Amabilis á Pinacoteca de São Paulo, no bairro da Luz e naquele dia a sala sobre os viajantes que retrataram o Brasil nos séculos XVIII e XIX estava fechada para reforma. Teve uma pequena frustração na galera em não poder ver as obras, mas lembrei a eles que há uma coleção ainda mais significativa (e bem maior) sobre o trabalho genial destes artistas/biólogos/geógrafos que circulavam pelo Brasil colonial e imperial, lá no Centro Cultural do Itaú, na avenida Paulista.
São dois andares que abrigam parte das obras (inclusive as publicações de época, com elas) de viajantes como Franz Post, Rugendas, Langesdorff, o genial Debret, entre outros...




É uma viagem histórica influenciada pelo olhar de europeus que passaram pelo nosso país em um período que gerava extrema curiosidade em diversos setores da burguesia e nobreza europeias (ávidas por novas conquistas territoriais) e que não poderia ser escancarado por quem estava no poder, aqui em Pindorama.
Vale a visita, principalmente aos finais de semana, onde educadores se dispõem a interagir com o público... Eu, particularmente, fico extasiado com a riqueza de cores e detalhes das imagens, comprovando que o nosso país sempre foi único (não é ufanismo não, rsrs).
A parte de desenhos de animais e plantas espalhados por uma parede comum aos dois andares, que podemos visualizar e nos aproximar subindo uma escada sinuosa, é hipnotizante. Também fico maravilhado com os mapas dos séculos XVI a XVII, logo na primeira sala de exposição, que mostram um pouco da evolução da cartografia no período das Grandes Navegações...
Vale a pena visitar, curtir outros eventos e exposições do local e tomar um bom café no primeiro andar para conversar com mais calma sobre o que foi visto lá, rsrs.
Fica na Avenida Paulista, 149 (próximo à Estação Brigadeiro do Metrô)
Horários: de terça a sexta-feira das 9h às 20h e nos finais de semana das 11h às 20h. Gratuito e livre para qualquer faixa etária.
Mais informações: www.itaucultural.org.br/release-espaco-olavo-setubal







Nenhum comentário:

Postar um comentário