Via Franca

Via Franca

sábado, 12 de maio de 2018

Hoje à noite tem concerto em Guarulhos


Poderia brincar até com as palavras, pois acredito que Guarulhos ainda tenha "conserto", mas refiro-me mesmo à execução de música erudita no anfiteatro do Colégio Mater Amabilis na noite de hoje (às 20h), dia 12 de maio...
Já produzi outros eventos do gênero, batendo de frente em relação a desconfiança de algumas pessoas com o retorno de algo vinculado à música erudita.
Um dos primeiros deles, há quase duas décadas atrás no mesmo local que se apresentarão hoje os dois dos maiores solistas da renomada OSESP, foi bem executado, com vários ensaios prévios, um repertório de trechos de árias operísticas e boa música clássica conhecida do grande público, com dezenas de músicos e cantores do Conservatório do Tucuruvi. O público foi um pouco abaixo do esperado, mas a satisfação foi tão alta, que me despertou esta vontade de continuar insistindo na divulgação deste gênero tão estigmatizado como maçante e elitista e, por isso, ainda pouco apreciado por parte da população do nosso país (inclusive, muitos não sabem que a base de muitas composições populares bebeu na fonte de grandes compositores clássicos)...
Eu mesmo, um tabaréu, criado no distante interior do nosso estado, onde a riqueza cultural vem da bela inspiração sertaneja, caipira, tive contato com Bach, Lizt, Tchaikovsky, Puccini, entre tantos outros, com os discos de 78 rotações que o meu pai escutava... Havia interpretações das orquestras mais consagradas do mundo (como a de Berlin), grandes tenores e sopranos internacionais (ele tinha muitos do Caruso, Tito Schipa, Mario Lanza, Maria Callas) e também dos nossos conterrâneos com um vozeirão hipnótico como o Celestino, Chico Alves, Nelson Gonçalves, etc... Lembro-me bem do primeiro contato com a música do maestro Villa-Lobos, num dia que o "seu Cid" (meu pai) colocou a Cantilena da Bachiana nº5 na voz da Bidu Sayão e me encheu de histórias do seu compositor. Foi tão marcante que até hoje me recordo da vitrolinha cor de laranja que também era usada para tocar os compactos coloridos de histórias do La Fontaine e, todas as vezes que escuto esta canção, ainda me emociono...
Daí para diante, mesmo sendo totalmente leigo e incapaz de dedilhar algumas notas em qualquer instrumento que seja, fui contaminado pela beleza da música erudita.
Tive sorte de conhecer algumas pessoas na minha vida, principalmente depois de tomar a decisão de mudar-me para São Paulo, que me ajudaram a apurar um pouco mais o meu ouvido e também pesquisar o contexto histórico das grandes obras. Uma destas pessoas é o meu grande amigo e músico Heber Sanches, um violinista incrível que esteve presente em grandes momentos da minha vida, como no pedido de casamento da minha esposa (que foi neste mesmo anfiteatro do concerto de hoje) e também na cerimônia religiosa do mesmo, lá em Brotas...
O Heber me ajudou a produzir (seria impossível fazer sem ele) as apresentações das "Quatro Estações" de Vivaldi com mais de uma dezena de músicos (a maioria russos) da OSESP, da Orquestra Filarmônica Bachiana, com a regência do maestro João Carlos Martins (que chegou a tocar piano durante esta apresentação), de músicos da Bachiana com os Trovadores Urbanos, entre outros.
E, hoje à noite, mais uma vez, ele me deu a oportunidade de estar novamente à frente da organização de uma apresentação deste gênero musical que tanto amo... O violinista Yuriy Rakevich e a pianista Olga Kopylova vão mostrar um pouco mais da beleza de uma sequência que o duo chamou de "Salute d'amour" e que nós rebatizamos como homenagem ao Dia das Mães...
O programa conta com Elgar, Beethoven, Scriabin, Debussy, Paganini, Dvorak ("my mother taught me", que eu adoro), Wagner, Ysaye, Ponce e Franck.
Garanto para vocês que será emocionante!!!!
O anfiteatro do Colégio Mater Amabilis fica na rua Josefina Mandotti, 158, no Jardim Maia, em Guarulhos (SP).
A apresentação acontecerá às 20h e ainda temos ingressos que poderão ser adquiridos na portaria.
Tem apoio do Serviço de Orientação Social do Mater Amabilis (SOS Mater), coordenado pelo querido amigo-irmão Luiz Gerardi e da Via Franca Turismo.

PS.: só para dar um gostinho do que eles vão tocar, coloco aqui um vídeo com o violinista Kerson Leong e a pianista Christia Hudziy interpretando a canção do genial Dvorak...




Nenhum comentário:

Postar um comentário