Via Franca

Via Franca

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

O universo de Humberto Teixeira


Estréia amanhã (dia 15/01) o documentário "O Homem Que Engarrafava Nuvens", sobre a vida e obra do poeta cearense Humberto Teixeira (1915-1979), um dos mais célebres divulgadores do baião. Parceiro e letrista dos maiores sucessos do "rei do baião", Luiz Gonzaga, Teixeira nunca reinvindicou para si a mesma notoriedade e popularidade que gozou o ilustre compositor nordestino (para o pernambucano Otto, ele era a pólvora e Luiz Gonzaga, o canhão).
Compôs vários sucessos desse gênero musical, como "Asa Branca", "Assum Preto", "Baião", "Kalu", "Paraíba", "Respeita Januário", "Qui Nem Jiló", entre tantos outros.
Ele sempre defendeu que o "Baião pode ser o elo perdido entre o samba-canção e a bossa nova".
O documentário tem 106 minutos e foi dirigido por Lírio Ferreira (Baile Perfumado e Cartola) e conta com a participação da filha do poeta, a atriz Denise Dumont (produtora e principal "consultora" do filme), do músico norte americano David Byrne, que canta Asa Branca em inglês, paramentado de vaqueiro nordestino, Gilberto Gil, Caetano Veloso, Gal, Bethânia, entre outros.
Muito bem recebido pela crítica (teve um ótimo como avaliação, em vários jornais), "O Homem Que Engarrafava Nuvens" já vale ser visto como um resgate à memória do grande Humberto Teixeira.

Um comentário:

  1. Realmente... eu também acho que o Baião pode ser um tipo de "elo perdido" entre o Samba-Canção e a Bossa Nova...
    Muito interessante, vou assitir este documentário.
    Abraços!

    ResponderExcluir