Via Franca

Via Franca

domingo, 28 de julho de 2019

A Via Franca completou quinze anos



Nenhuma descrição de foto disponível.
A Via Franca completou quinze anos neste mês de julho de 2019 (mais precisamente no dia 15)...
Claro que o trabalho com estudos do meio, "passeios escolares" (ainda hoje tem pessoas que se referem à atividade desta maneira, rsrs), organização de grupos de ecoturismo vem ocorrendo há muito mais tempo. Inclusive, eu gosto de colocar como ponto inicial um estudo que organizei e fiz com alunos do 1º ano do magistério do CEFAM (Centro de Formação e Aperfeiçoamento do Magistério) de 1995. Uso esta atividade como inauguração dos meus roteiros, pois foi organizada em conjunto com uma professora que sempre admirei e que foi vital no meu crescimento profissional (a professora Vera Gouvea que, inclusive, me levou para ministrar aulas lá no CEFAM) e porque também envolveu todos os estágios de planejamento, prospecção e organização que um estudo do meio necessita. Fizemos uma adaptação do já conhecido Roteiro dos Bandeirantes, sem colocar Porto Feliz, mas acrescentando uma visita ao recém inaugurado Parque dos Varvitos (1995) e muitos estudos em uma fazenda repleta de matacões (hoje, já praticamente destruídos).
De lá para cá, muita coisa foi feita, como professor dos colégios que dei aula ou assessorando agências de saídas pedagógicas já estabelecidas...
Como era fato corriqueiro na minha vida profissional, ajudar e organizar estudos extraclasse e a já existente nos anos 2000 "Via Franca Calçados e Artigos de Couro", que possuía duas lojas na cidade de Fortaleza (CE), e que mostrava-se distante da minha principal área de atuação (que sempre foi a educação), me motivou a transformá-la em uma agência de turismo receptivo na própria cidade de Fortaleza (entre 2004 e 2006).
Daí, em diante, a nova Via Franca Turismo cresceu e foi transferida para a cidade de Guarulhos (em 2008), já como uma agência exclusiva para o planejamento e execução de atividades ligadas à educação e ao ecoturismo.
Nesta mudança, desde o seu estabelecimento, passaram-se quinze anos.
Trabalhamos com muitas escolas da grande São Paulo, do interior do estado e até algumas de outros estados.
Independente do que aconteça daqui para frente, eu só tenho que agradecer a confiança de dezenas de instituições de ensino e de grupos de professores e, principalmente, a todos aqueles que me ajudaram no crescimento e na passagem, nem sempre muito tranquila, mas muito prazerosa, destes quinze anos.
Muito obrigado, parceiros e colaboradores...
A Via Franca Turismo é resultado de toda a dedicação e conhecimento de vocês.
"A verdadeira viagem de descoberta não consiste em procurar novas paisagens, mas em ter novos olhos...' (Marcel Proust).

sexta-feira, 26 de julho de 2019

Camerata Sé

Camerata Sé e Coro Luther King


Na próxima segunda-feira, dia 29 de julho, a mais nova orquestra paulistana, a Camerata Sé, faz a sua terceira apresentação.
Será na Igreja Santa Teresinha, no bairro de Higienópolis, às 20h.
No programa consta Antônio Vivaldi (Magnificat) e Domenico Zipoli (Laudate Pueri). Participam da apresentação o Coro Luther King o contratenor Felipe Rizzato, a soprano Narilane Camacho e o spalla Juliano Buosi.
A Camerata Sé é um dos projetos da Rede Cultural Coro Luther King e foi idealizada pelo seu diretor artístico e maestro Martinho Lutero Galati de Oliveira com o objetivo de acompanhar apresentações de música coral e também de grandes autores eruditos nacionais e estrangeiros. Nas suas duas primeiras apresentações, em junho, na Catedral da Sé no Centro Cultural São Paulo contou com lotação máxima.
Inclusive, o Coro Luther King comemora 50 anos, em 2020.
A Igreja Santa Teresinha fica na Rua Maranhão, 617, em Higienópolis, São Paulo (SP).
Duração 60 minutos. Grátis (até esgotar a lotação do local) e classificação livre.
Dia 29 de julho, às 20h.

quinta-feira, 25 de julho de 2019

Festival de jazz e blues no Parque Villa Lobos

A imagem pode conter: texto


Acontece neste sábado, dia 27 de julho, no Parque Villa Lobos o 5º Festival BB Seguros de Blues e Jazz.
Criado com o intuito de ser "um dia para ser curtido com a família" o evento teve imenso sucesso nas edições anteriores, que aconteceram não só em São Paulo, com também em algumas capitais de estados brasileiros (segundo os organizadores, mais de 300 mil pessoas já curtiram os 132 shows desde a criação do festival). Daí, a escolha de parques, lugares abertos e democraticamente frequentados por pessoas de todas as idades e que facilitam um bom convívio social.
A programação começa às 11h e tem as seguintes atrações:
11h - Festival BB Seguros Brass Band
11H35 - Dynamic Jazz Quartet
12h40 - Tributo a Eric Clapton, com O Bando
13h45 - Ricardo Herz Trio
14h50 - Thiago Espírito Santo convida Maurício Einhorn
16h10 Sérgio Dias convida Luiz Carlini
17h30 - The Robert Cray Band, um dos maiores nomes do blues mundial, vencedor de 5 Grammys, encerra o festival.
Além das atrações artísticas haverá também oficina de desenho e colagem, de malabares, pintura facial e escultura de balão (as atividades infantis acontecem por ordem de chegada e também tem início às 11h)...
Tudo gratuito. Das 11h às 19h.
O Parque Villa Lobos fica na Av. Professor Fonseca Rodrigues, 2001 - Alto de Pinheiros -São Paulo (SP) -Próximo à estação Villa Lobos/Jaguaré da linha 9 - Esmeralda da CPTM.