Via Franca

Via Franca

sexta-feira, 20 de maio de 2016

Previsão de Tempo para Paraty - RJ

Segundo o site do cptec/inpe (www.cptec.inpe.br) os próximos dias em Paraty e Angra dos Reis será com temperaturas mais amenas de manhã com um aumento no decorrer do dia (variando entre 18ºC e 27ºC) e possibilidade de chuva no período da tarde. Na terça de manhã, apesar do Sol, há queda de temperatura para 16ºC de mínima com 22ºC de máxima.
A possibilidade de acerto na véspera da viagem é muito grande, por isso coloquem na mala a capa de chuva, mas sem esquecer do boné e protetor solar.
E boa viagem para todos nós...

Lembrete: o que levar para o estudo do meio em Paraty

ü Não se esqueça de levar roupas leves e confortáveis (agasalhos para a noite).
ü Roupa de banho (maiô, biquíni, sunga ou bermuda), com uma toalha para uso na piscina e na escuna.
ü Mochila para caminhada.
ü Capa de chuva.
ü Um bom repelente de insetos e medicamentos de uso contínuo (que já estejam tomando).
ü Protetor solar.
ü Objetos de higiene pessoal (sabonete, shampoo, escova, creme dental, etc.).
ü Chapéu ou boné.
ü Pelo menos dois pares de tênis, usados e confortáveis e chinelo de borracha (modelo “Havaianas”).
ü Evitar sandálias desconfortáveis (com salto alto).
ü Caso queira, pode-se levar máscara e snorkel (na escuna há o aluguel dessas peças).
ü Algum dinheiro para refrigerantes extras, água e lembrancinhas (lembramos que em todas as refeições já estão incluídos um refrigerante ou água e sobremesa).
ü É imprescindível levar o RG ORIGINAL, além da carteira de convênio médico original.

Os quartos também possuem roupa de cama e banho, além de travesseiros e cobertores para cada pessoa.
O telefone fixo da Pousada Aqui É Para Ti é (24) 3371-5060 / (24) 3371-1514

quinta-feira, 19 de maio de 2016

Roteiro de observação para o estudo do meio em Paraty e Angra dos Reis

Neste próximo final de semana o Colégio Mater Amabilis de Guarulhos vai levar os seus alunos de sexto ano (que inclusive são "meus alunos" também, rsrs) para Paraty e Angra dos Reis.
Além de conteúdos de geografia, história, artes e ciências também vamos explorar as características peculiares da região, com a ajuda do excelente guia de turismo local e amigo Renan Silva.
Neste tipo de estudo também é enriquecedora a convivência dos alunos com os seus colegas de série e professores, aumentando a sociabilidade entre todos e também promovendo experiências de convivência muito enriquecedoras.
Para tanto, vamos nos atentar a alguns aspectos neste estudo, que facilitam o entendimento das várias partes que serão trabalhadas no local e posteriormente na sala de aula.
Começando pelo nosso trajeto, que inclui algumas rodovias bem conhecidas e importantes para o deslocamento de pessoas e cargas no nosso estado: sairemos de Guarulhos e seguiremos pelas Rodovias Ayrton Senna, Carvalho Pinto, dos Tamoios e Rio-Santos (a BR101), passando pelas cidades de São José dos Campos, Caraguatatuba e Ubatuba.
O trajeto atravessa uma parte do Planalto Atlântico (como foi chamado a parte mais ao sul da unidade geomorfológica conhecida como "serras e planaltos do Leste e Sudeste"), depois desce pela escarpa bem acentuada que é conhecida como "Serra do Mar", percorrendo uma estreita planície (bem estreita mesmo) até chegar em Paraty.
Mesmo dentro do ônibus, bem descontraídos, os alunos devem se atentar para alguns aspectos:
1) Como a paisagem vai se modificando, desde um centro altamente urbanizado e ocupado por muitas casas e altos edifícios até áreas que as ocupações são muito espalhadas e até inexistentes.
2) Como é a distribuição de indústrias e galpões pelas estradas? Há este tipo de construção em todo o trajeto ou apenas nas áreas mais próximas de uma grande cidade?
3) A paisagem natural sofre alguma variação do nosso ponto de partida até a chegada? Como as duas cidades de saída e destino se diferenciam em relação aos aspectos naturais?
4) Na descida da Serra do Mar, você sentiu algum incômodo ou sensação estranha no ouvido? Como podemos explicar isso?
Já em Paraty, vamos conhecer as peculiaridades de uma cidade bem preservada quanto ao seu patrimônio histórico, que fascina pelos detalhes e simbologia das suas construções (muitas delas que abrigaram famílias de maçons, desde o século XIX).
Toda a cidade possui o mesmo tipo de construções? Que diferenças existem entre as casas do centro histórico de Paraty e aquelas que temos em Guarulhos? Você conhece muitos edifícios históricos (de mais de cem anos de idade) na sua cidade? Como está o grau de conservação deles?
O isolamento de décadas da cidade de Paraty provocou a sua preservação (não só da sua estrutura arquitetônica, como também de muitos costumes típicos da região, considerados "patrimônio imaterial"). A cidade foi considerada patrimônio estadual em 1945, foi tombada (procure no dicionário o significado deste termo, associando-o à questão da preservação histórica) pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 1958 e convertida em Monumento Nacional em 1966.
Além da importância histórica, a região se destaca pela grande preservação natural, localizando-se em áreas de três importantes ecossistemas: Mata Atlântica, Manguezal e Restinga.
Baseando-se nas suas observações e sensações ao entrar nos 3 ambientes citados, procure diferenciar o que sentiu em relação à odores, sensações de temperatura, contato visual e tátil (como é caminhar nas trilhas que passam por eles ou próximas deles). Qual foi a vegetação que mais te impressionou? Você estranhou ou se sentiu incomodado em alguma parte do contato com elas? Qual é o grau de conservação delas? Você percebeu o mesmo tipo de plantas e animais em todas elas ou há diferenciação de espécies?
Pense na importância da preservação destes ecossistemas e o que impactos podem ser causados pela sua degradação.
A própria qualidade da água que abastece as cidades do litoral, retirada de mananciais que vem da Serra do Mar é diferente das fontes utilizadas no lugar que moramos. Inclusive, vamos ter a experiência de entrar em uma cachoeira (bem segura e tranquila) de um pequeno riacho que desce da vertente da Serra do Mar e segue em direção à cidade. Faça uma comparação da sua qualidade de água com os rios e córregos que existem na nossa cidade. Associe esta informação com a presença de vegetação no seu "entorno". A partir disso, podemos entender o quanto é importante a preservação da mata ciliar dos rios de todas os lugares. A ocupação intensa das margens dos cursos d'água (independente do seu tamanho) causa estragos irreversíveis à nossa qualidade de vida (na cidade ou no campo, tanto faz).
Em uma atividade na praia de Jabaquara (localizada na área urbana de Paraty) vamos conhecer uma característica bem interessante do local, que é a grande presença de lama junto à faixa de areia, devido à proximidade do manguezal. Compare esta praia com outras que você conhece, inclusive com aquelas que vamos visitar na Ilha Grande (em Angra dos Reis). Que diferenças você notou entre elas? Quanto ao movimento das marés, o que te chamou mais a atenção?
Inclusive, no caminho de Paraty até Angra dos Reis, vamos passar por um complexo de usinas nucleares. Quais as vantagens e desvantagens deste tipo de produção de energia? Há risco na sua exploração? Você conhece algum reato de problemas envolvendo este tipo de geração de energia?
Como foi passado, um estudo no litoral sul do estado do Rio de Janeiro é muito rico e marcante...
E é sempre bom lembrar de arrumar a mala com itens de higiene pessoal, roupas apropriadas e um bloco de anotações.
Pelo site do inpe (www.cptec.inpe.br) há previsão de chuva (leve capa de chuva), com temperaturas oscilando entre 18ºC e 30ºC  (na terça-feira vai esfriar, com queda de temperatura até 14ºC). Então, um bom protetor solar, boné e repelente contra insetos são itens obrigatórios.
Para o embarque, o RG ORIGINAL também é necessário.
Verifique se já entregou a ficha médica e aumente a sua expectativa e animação, pois faltam apenas dois dias para esta gostosa (e muito proveitosa) experiência.