Via Franca

Via Franca

sábado, 29 de dezembro de 2018

Exposição mostra a influência do pintor renascentista Rafael


Até o dia 13 de janeiro, o Centro Cultural Fiesp, na avenida Paulista, traz a exposição "Rafael e a definição da beleza", que mostra a influência e a importância do mais jovem renascentista da trindade encabeçada por Michelângelo e Leonardo da Vinci, o pintor Rafael de Urbino (1483-1520) na arte daquele período.
O jovem artista combinava com maestria as formas da Antiguidade Clássica e a expressão intensa da natureza humana, definindo um novo ideal de beleza para a época e também para os períodos seguintes. Nos quadros e pinturas de rafael a rigidez da proporção matemática, muito valorizada nos séculos anteriores, dá lugar à leveza e maciez dos contornos humanos, da harmonia das cores, da composição de cenas, variedade das fisionomias e elegância dos gestos, encarados como um novo padrão de beleza e admitidos como "graça" pelos críticos do período.


A exposição traz quadros, montagens virtuais de afrescos, tapeçarias, esculturas não só do artista, como de vários precursores e seguidores do estilo desenvolvido n Renascimento.
É encantadora e nos deixa boquiabertos com a perfeição de certos traços e composições, além de ser bem didática. Reforça ainda mais a vontade de conhecer (ou voltar) à Itália para ampliar o olhar sobre a expressividade das composições e retratos.
Vale a pena...
Centro Cultural Fiesp - Galeria de Arte
Avenida Paulista, 1313 (estação Trianon Masp, da linha verde do metrô)
De terça a sábado das 10h às 22h e domingos das 10h às 20h
Até o dia 13 de janeiro
Entrada Gratuita









Nenhum comentário:

Postar um comentário