Via Franca

Via Franca

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Melancolia



Inicio aqui com um trecho de Machado de Assis, analisando a poesia de Álvares de Azevedo (Lira dos Vinte Anos): A melancolia de Azevedo era sincera. Se excetuarmos as poesias e os poemas humorísticos, o autor da Lira dos vinte anos raras vezes escreve uma página que não denuncie a inspiração melancólica, uma saudade indefinida, uma vaga aspiração.
Pois é com este exato sentimento que começamos a entrar no filme do cineasta dinamarquês Lars Von Trier: "Melancolia".
Dividido em duas partes, conta a história de duas irmãs, Justine (Kirsten Dunst, que ganhou o prêmio de melhor atriz, em Cannes, por esta interpretação) e Claire (Charlotte Gainsbourg, também premiada por outra película do mesmo diretor, em 2009), que encaram de maneira bem diferente a vida, com mundos distintos, que se chocam e que podem desabar a qualquer instante.
Dictomia que se reforça na maneira como encaram a aproximação do planeta denominado Melancolia, cuja aproximação vai mudar a vida, literalmente, de todas as pessoas.
Incrível os quadros surrealistas e expressionistas montados no início do filme (li em algum lugar que pode ser comparada à abertura de Kubric em "2001...", só que às avessas), nos levando a crer em uma forma diferente de contato que acontecerá entre o planeta que se aproxima e a Terra.
Vi um filme com a plateia muda e tensa o tempo todo. Todos pareciam ter um nó na garganta, um incômodo.
Uma fotografia fantástica (chavão isso, mas necessário aqui), incrementada com muitos efeitos especiais, faz deste filme, uma obra-prima...E só está passando em duas salas.
Logo, logo sai de cartaz...

Sinopse:
Melancolia
Diretor: Lars von Trier
Elenco: Kirsten Dunst, Charlotte Gainsbourg, Kiefer Sutherland, Charlotte Rampling, John Hurt, Alexander Skarsgård, Brady Corbet, Stellan Skarsgård
Produção: Meta Louise Foldager, Louise Vesth
Roteiro: Lars von Trier
Fotografia: Manuel Alberto Claro
Duração: 136 min.
Ano: 2011
País: Alemanha/ Dinamarca/ França/ Itália/ Suécia
Gênero: Drama

Classificação: 14 anos

Nenhum comentário:

Postar um comentário