Via Franca

Via Franca

sábado, 8 de outubro de 2011

Filme: Borboletas Negras



Boa dica para este final de semana é o filme da cineasta holandesa Paula van der Oest, que retrata a conturbada vida da poetisa sul-africana Ingrid Jonker.
"Borboletas negras" que mostra os últimos anos de vida da escritora é denso, altamente erotizado e estimulante, em todos os sentidos.
Tem uma fotografia impressionante, uma técnica interessante de gradação de tons que demonstram o humor da personagem, interpretações primorosas dos protagonistas e uma história linear bem conduzida.
Cheguei a ficar emocionado também com a inserção de vários trechos de poemas, principalmente da leitura final, com áudio original do próprio Mandela, de "The Dead Child of Nyanga" (A Criança Morta de Nyanga), em que a autora mostra toda a sua indignação contra o regime de segregação racial que existiu na África do Sul até 1994.
A cena em que ela o mostra pela primeira vez ao seu pai (que era censor do regime Africaner), que rasga o manuscrito na sua frente, ainda está na minha memória.
Inclusive, podemos pensar que o filme deixa de lado esta questão importantíssima do regime de separação entre brancos e negros, mas é interessante destacar que ele prioriza a vida da poetisa.
Peca talvez em mostrar muito pouco, a influência marcante da política vigente na obra da autora. E também aprofunda pouco em alguns relacionamentos amorosos dela, que, inclusive, marcaram de forma definitiva a sua personalidade, levando-a ao trágico fim (ela morreu com 31 anos).
Ah, e não se surpreenda se em algum momento a atriz principal lembrar a atriz Camila Morgado, rs! É impressionante a semelhança física entre ambas...
Um filme que tem que ser compartilhado, assistido acompanhado...

Serviço:
Borboletas Negras (Black Butterflies) – 100 min
Noruega, África do Sul,Alemanha – 2011
Direção: Paula van der Oest
Roteiro: Greg Latter
Elenco: Carice van Houten, Liam Cunningham, Rutger Hauer, Grant Swanby, Nicholas Pauling, Graham Clarke, Leon Clingman, Jennifer Steyn, Candice D'Arcy, Florence Masebe
Indicação etária: 14 anos

Nenhum comentário:

Postar um comentário