Via Franca

Via Franca

terça-feira, 18 de outubro de 2011

O Inspetor, no Teatro Nair Bello



Fica em cartaz até o final de outubro a peça "O Inspetor", no teatro Nair Bello, localizado no Shopping Frei Caneca.
É uma adaptação de uma famosa peça do russo Gogol, só que ambientada em um prostíbulo, dirigido pela mão forte de uma mulher.
A cafetina/governadora conduz as diversas situações cômicas com precisão quase cirúrgica, criando situações que nos remetem a nossa realidade (por que será que esta peça, mesmo com quase duzentos anos, se mantém atual, rsrs).
Um figurino alternativo (lembre-se que o ambiente é um bordel), um cenário envolvente e midiático, além de uma trilha sonora bem forte, fazem desta adaptação um bom espetáculo e satifaz a expectativa de bom divertimento.
Tipos caricatos e bem estereotipados também colaboram para o resultado final da peça.
Pena que as apresentações estão fora do final de semana, apenas nas quartas e quintas feiras, mas mesmo assim, o teatro estava cheio, no dia que fui conferir.
Gostei e recomendo...

Segue a sinopse oficial da montagem...
"País do futuro ou do faturo? A corrupção generalizada é o tema da peça “O Inspetor”. Baseada em “O Inspetor Geral”, de Nikolai Gogol (1809-1852), a montagem de Hudson Glauber propõe uma releitura moderna e multimídia para o clássico russo. Uma nova forma de contar e produzir. Dentre as inovações, retratando a presença feminina nas altas esferas do poder, destaca-se uma mulher como governante de um vilarejo corrupto.
A comédia – escrita em 1836 – mostra o pânico que se instaurou numa cidade após a notícia da chegada de um inspetor vindo da capital, São Petersburgo, a mando do czar. O objetivo é averiguar as condições dos órgãos públicos locais. Os políticos da cidade acabam confundindo Ivan Aleksándrovitch Khlestakov com o temido funcionário. Khlestakov está de passagem pela cidade, sem dinheiro e passando fome resolve tirar proveito da situação. Nessa divertida troca de identidade, o público vislumbra os bastidores do poder, a rotina das propinas e dos subornos.
A governadora (Juçara Morais) sugere uma faxina na cidade, para disfarçar o caos e a má administração. Os médicos escondem os doentes e tentam melhorar o visual do hospital, o juiz manda tirar a criação de gansos do tribunal, a diretora das escolas pede para os professores pararem de bater nos alunos. Todas as autoridades, da governadora ao chefe dos correios, bajulam e subornam o inspetor até descobrirem que se trata de um vigarista.

Serviço:
Temporada: até 27/10/2011,
Teatro Nair Bello - Shopping Frei Caneca: Rua Frei Caneca, 569, 3º Piso
Todas as quartas e quintas-feiras, às 21h
Preço: 30 reais (meia entrada: 15 reais)
Classificação etária: 14 anos
Gênero: Comédia
Informações: (11) 3472-2414

Nenhum comentário:

Postar um comentário