Via Franca

Via Franca

quarta-feira, 19 de junho de 2019

Gilda Brasileiro - contra o esquecimento

A imagem pode conter: casa, árvore, céu, atividades ao ar livre e natureza


Hoje, às 19h30 e sábado, dia 22/06 às 17h no Instituto Moreira Salles da Avenida Paulista haverá a exibição do filme "Gilda Brasileiro- contra o esquecimento" dos cineastas Roberto Manhães Reis e Viola Scheuerer.
Ele retrata a pesquisa da professora carioca Gilda Brasileiro que, ao mudar para a pequena cidade de Salesópolis, se encontra diante de histórias pouco contadas de um passado peculiar da região: a de possuir uma rota clandestina de escravizados africanos com destino à fazendas principalmente do Vale do Paraíba paulista. apesar da região possuir documentos relevantes, não havia muito interesse em vasculhar este período da localidade.
Na sessão de hoje haverá um bate papo com a pesquisadora e com o diretor, além de uma visita à exposição do Marc Ferrez, que ajudou o seu olhar para a finalização do projeto, em 2018.
Os ingressos custam entre R$ 4,00 e R$ 8,00 e podem ser adquiridos até o início da sessão no próprio local.
Para mim é particularmente muito interessante, pois acompanho muitos grupos de alunos na região para visitar uma das nascentes do Rio Tietê e sempre almoçamos no Restaurante Senzala, onde fica o casarão que ilustra o post e que também se relaciona diretamente ao tema do filme.

Nenhum comentário:

Postar um comentário