Via Franca

Via Franca

sábado, 13 de janeiro de 2018

Zona Cerealista de São Paulo

Tem atividades que muitas pessoas odeiam... Uma delas é fazer compras em supermercados! Eu gosto...
Mesmo para quem não curte escolher produtos para o seu uso cotidiano, empurrando um carrinho por corredores cheios, eu recomendo dar uma chance para um local muito peculiar na cidade de São Paulo: a zona cerealista.

Quem já foi ao mercado municipal da rua da Cantareira (que todos chamam de Mercadão), já terá uma noção do que é a área que acabei de citar... Tudo o que tem no Mercadão, com preços mais acessíveis e em lojas espalhadas por três ou quatro quarteirões, na avenida Mercúrio e rua Santa Rosa (do ladinho da avenida do Estado a algumas dezenas de metros do próprio mercado municipal).
Os produtos são bem frescos (no sentido de ficar pouco tempo expostos) devido ao grande movimento nas lojas e, muitos deles, não são tão facilmente encontrados nas prateleiras dos hipermercados. Há uma grande variedade de grãos, farinhas, castanhas e frutas secas que são vendidas a granel, o que dá um caráter mais natural ao que é vendido na região.

Claro que há o inconveniente de ter sempre muita gente, principalmente naqueles estabelecimentos que praticam preços menores, mas vale a pena, não só para abastecer a despensa, mas também para passarmos boas horas, estimulando todos os sentidos (o paladar agradece, pois há o costume da "prova" em praticamente todas as lojas)... Ou seja, turismo mesmo!!!

Funciona geralmente de segunda a sexta (alguns não abrem aos sábados, principalmente os atacadistas), fechando por volta das 17h.
Não é fácil conseguir estacionar (já vi pessoas usarem o estacionamento do Museu Catavento, que é pago), por isso se não for comprar muita coisa, vale a pena ir de metrô mesmo (as estações mais próximas são a Pedro II, na linha vermelha, e São Bento na linha azul).
Como há muita similaridade entre os produtos e os preços podem variar um pouco entre os locais, vale a pena dar um giro e pesquisar preços. Ah, e também ficar ligado em ofertas (no mês passado achei uma pasta de mostarda germânica por menos de seis reais)...
E, boas compras, rsrs...

Nenhum comentário:

Postar um comentário