Via Franca

Via Franca

quinta-feira, 18 de janeiro de 2018

Dez músicas que mostram a minha vida

Continuando naquela "vibe" de dez isso ou dez aquilo, pensei num lance legal de escolher alguns momentos da minha vida e associar à certas músicas...
Foi uma brincadeira rápida, pois nem pensei muito não, fui associando alguns fatos a determinados ritmos e letras, mas que se pensasse com mais atenção sairiam outras composições, em muitos casos.
Fica o convite para você fazer isso também, mesmo que só mentalmente, rsrs... Curti bastante, até mesmo o que colocar como fatos ou períodos mais relevantes na minha vida.
Ah, pode notar que alguns gêneros musicais que amo não estão aqui, provando que se eu fosse pensar muito mais ou me dedicar de verdade nesta lista, ela seria diferente.
Seguem aí, acontecimentos e respectivas músicas que o ilustram bem, rsrs...

01) A minha infância em Franca - "Flores astrais" (Secos e Molhados).
Pense na psicodelia de ser criado na década de 70, em uma cidade pequena com muitas histórias, medos, multirreligiosidade familiar, sonhos e fantasias que não tinham limites... Criança, éramos todos Ney, rsrs...

02) Minha migração para São Paulo, com vinte anos - "Fotografia 3X4" (Belchior).
Não tem como não lembrar deste clássico do saudoso cearense... Mesmo não "vindo do norte", a transição de Franca para uma cidade global foi assim mesmo. Se a minha vinda do interior para cá foi feita em seis horas num Cometa, a minha viagem de retorno já está demorando vinte e sete anos...

03) Hiato dos vinte e poucos aos quarenta anos - "Flor da idade" (Chico Buraque).
Foi onde deixei de me sentir estrangeiro e me fiz como pessoa (tudo bem que queria ser o Pessoa)... E aquela loucura de "João que amava Teresa que amava Raimundo que amava Maria..." representa bem esta fase muito marcante da minha vida!!!

04) Todas as minhas viagens - "Simple man" (Lynyrd Skynyrd).
Viajar me transformou... Desde a minha primeira saída para Salvador com amigos de escola, com 16 anos, até a última que fiz para Joinville com a minha neguinha... Conheci mundos, pessoas, me tornei mais crítico e abri a minha mente para um universo de novidades e sonhos (gosto desta palavra, rsrs)... Simple man traz uma letra que nos remete a isso ("aproveite o seu tempo, não viva com tanta pressa, problemas virão e eles irão embora"). Por isso, usei esta e não tantas outras que poderiam representar uma "road life" (resisti ao Steppenwolf, rsrsrs)... Ah, a tragédia que a banda viveu no seu auge não tem nenhuma relação com esta escolha, não...

05) Morte de pessoas muito queridas - "Travessia" (Milton Nascimento).
Entre tantos que se foram, deixo esta parte para mostrar a dor que foi a perda dos meus quatro avós... A saudade é grande!!!! Ter o privilégio de conhecê-los e poder conviver com pessoas tão especiais em grande parte da minha vida é imensurável... Uso a voz do Bituca como homenagem a eles e a todas as pessoas que marcaram a minha vida e que já não estão mais aqui.
PS: até hoje é uma brincadeira com as minhas irmãs a mudança da letra para "solto a VÓ na estrada"...

06) Ser professor - "Todo cambia" (Mercedes Sosa).
Ninguém escolhe conscientemente ser professor se não tiver o ideal de "mudar o mundo", torná-lo melhor, mais humano... Se "tudo muda", que eu possa ter contribuído para que algumas pessoas tenham sido motivadas a enxergar o nosso mundo com olhos críticos. A objetivo da educação é colocar mais interrogações do que certezas absolutas.
Amo o que faço e se voltasse no tempo seria professor novamente... E, tenho certeza, o que vivemos hoje vai mudar e a escola ainda continua sendo o caminho mais fácil para conseguirmos uma sociedade mais justa e harmoniosa!!!

07) Quando entrei nos "quarenta" - "Livin' la vida loca" (Ricky Martin).
Nooooossa, aqui foi punk, rsrs... Despiroquei (com o perdão do termo, rsrs)... Na realidade, entrar nos quarenta foi um pouco antes, quando eu ainda tinha uns trinta e tantos anos. Mudança (sem crises existenciais), mas que me foi apresentada uma vida de total hedonismo... Não existe mais, mas vale como uma lembrança recente, que me levou a conhecer o meu grande amor, a minha esposa... Então, tem que ser Ricky Martin mesmo para representar esta fase!!!!

08) Nascimento dos meus sobrinhos - "Oito anos" (Adriana Partimpin).
Não sou pai e nunca serei, mas não imaginava como é delicioso ser amado de maneira incondicional por duas criaturinhas maravilhosas... Ser tio para mim é o máximo, rsrs. E a Calcanhoto fez uma música deliciosa que traduz bem a minha relação com eles, já que sou bombardeado por milhões de perguntas e recebo como pagamento pelas respostas e brincadeiras milhões de abraços e beijos da Isa e do Bibi... E ainda vai chegar a Duda, por estes meses... Há como ser mais feliz????

09) Quando conheci a neguinha (a minha esposa Eliane) - "I say a little prayer" (Aretha Franklin).
Sim, um grande e verdadeiro amor, muda uma vida... Sou prova viva disso!!!! Perfeita com todas as suas imperfeições, é você, Eli... "Pra sempre e sempre você ficará no meu coração e eu te amarei. Pra sempre e sempre nós nunca nos separaremos. Oh, como eu te amo. Juntos para sempre é como tem que ser. Viver sem você só partiria o meu coração..." Te amo, neguinha... Hoje e sempre.

10) Expectativa para o futuro - "Nessum Dorma" (Pavarotti).
E o que seria da vida se não tivessem as expectativas para a continuidade dela... Nada melhor que esta linda ária do Puccini na voz potente de um tenor para nos lembrar que ficar atentos é fundamental... E que ao amanhecer, VENCEREMOS!!!!
O Brasil vencerá... A humanidade vencerá, basta amanhecer novamente...

Nenhum comentário:

Postar um comentário