Via Franca

Via Franca

sábado, 27 de janeiro de 2018

"Travessias Ocultas" no SESC Bom Retiro

Para quem ainda não definiu o que fazer  neste final de semana, segue aí uma dica bem legal.

O SESC Bom Retiro abre hoje, sábado, a exposição "Travessias Ocultas - Lastro Bolívia" que mostra trabalhos resultantes de uma residência artística ocorrida entre dezembro d 2016 e janeiro de 2017 nas cidades de Santa Cruz de La Sierra, Samaipata, La Paz e Isla Del Sol, feita por artistas do Ceará, São Paulo, Minas Gerais e até uma suíça sob curadoria geral da carioca Beatriz Lemos.

A mostra flana pelo universo da cultura andina da advinhação, da criação fantástica, dos rituais, oráculos, jogos, mapas e calendários. Trabalha temas desde a metafísica local até coisa mais polêmicas como a disputa histórica pelo acesso ao mar e a mudança constitucional que garantiria ao presidente atual um quarto mandato.

Conta com diversas atividades paralelas, ou seja, uma programação feita especialmente para complementá-la.
Hoje, sábado, dia 27 de janeiro, das 11h às 19h vai rolar uma feirinha de comida e artesanato boliviano (com expositores da tradicional feira da praça Kantuta) e apresentação de grupos de músicas e danças folclóricas (eles entram às 12h, 14h e 17h). No domingo a feirinha acontece das 11h às 18h.

Amanhã, domingão, dia 28 de janeiro, das 11h às 14h - oficina tullmas - pompom andino - com Equipe de Base Warmis - Convergência das Culturas. Às 13h30 - apresentação Lakitas Sinchi Warmis. Das 15h às 17h - oficina de flautas Lakitas e às 16h show de rap Santa Maria. (o Lakitas é um coletivo formado por mulheres bolivianas que lutam pela melhoria de vida das imigrantes na cidade de São Paulo atrvés de um movimento de não violência ativa).

O grande barato é que o SESC escolheu a unidade do Bom Retiro para fazer a exposição já que a maior comunidade de bolivianos na cidade de São Paulo encontra-se neste bairro.
Em um período de grandes debates que mostram como muitos paulistanos e brasileiros em geral são xenófobos e racistas, face ao que acontece pela recepção miserável que estrangeiros oriundos da América Latina e África (refugiados ou não) tem recebido na nossa cidade, vale a pena dar uma conferida na proposta desta exposição...

Serviço
Exposição "Travessias Ocultas - Lastro Bolívia" (de 27 de janeiro a 06 de maio)
Sesc Bom Retiro (2º andar) - Grátis
Alameda Nothmann, 185 - Bom Retiro - São Paulo (SP)
Mais informações pelo telefone (11) 3332-3668 ou pelo site www.sescsp.org.br/bom retiro
Está aberto de terça a domingo e psossui estacionamento pago.

Nenhum comentário:

Postar um comentário