Via Franca

Via Franca

quarta-feira, 10 de janeiro de 2018

A violência no futebol


Comecem imaginando uma situação... Não tenho nada para fazer numa terça-feira à tarde, meio nublada, quente e resolvo assistir uma partida de futebol entre times de juniores, aqui na cidade de Guarulhos, num acanhado e desconfortável estádio que possui limite de quatro mil espectadores.
Dá para ir a pé, pois é do lado da minha agência de viagens... Eu queria assistir o jogo do A. A. Flamengo, que tem sede no bairro da Tranquilidade (que ironia este nome), aqui mesmo na cidade, mas como tinha um compromisso etílico com um amigo em São Paulo, cheguei mais cedo e vi o jogo preliminar de outra agremiação guarulhense, a A. D. Guarulhos...
Copa São Paulo de Futebol Júnior, última rodada da chave das duas equipes e uma vitória dupla classificaria os dois times da cidade.
Não torço para nenhum deles. Gosto de futebol e me encanta o esforço de clubes pequenos que tentam se manter nestes tempos de "futebol empresa"...
Ao terminar a partida, com um empate injusto, já que o time de Guarulhos jogou bem melhor, desci as arquibancadas para ir embora (tinha o "compromisso etílico", lembram, rsrs) e, para minha surpresa, os portões estavam fechados pela polícia militar alegando que, se a torcida do clube da Vila das Palmeiras saísse, seria encurralada por torcedores do A. A. Flamengo... Ficamos quase meia hora "detidos" dentro do Tranquilão (alguns se referem assim ao Estádio Antônio Soares de Oliveira).

Entenderam!?!?
Duas torcidas de times pequenos que disputam a quarta divisão do campeonato paulista, que passam por dificuldades monstruosas para se manterem, tem uma rivalidade animalesca e que pode resultar em briga generalizada, se não tiver a intervenção policial... Me perguntei, é possível isso? Quantas daquelas pessoas torcem com exclusividade para estes dois pequenos times? A maioria, com certeza, torce para os grandes clubes paulistas ou do mundo, mas mesmo assim escolhem um lado para extravasar as suas frustrações... A ponto de alguns se agredirem!!!!
Tá tudo errado. Conheço pessoalmente os presidentes dos dois clubes e  sei o quanto lutam para que sejam mantidos os seus respectivos times. Numa cidade de mais de um milhão e trezentos mil habitantes que sonha em ter um time com mais destaque no cenário estadual não deveria ocorrer o contrário, ou seja, uma união para alavancar as duas equipes???
Triste cenário bem comum no esporte mais popular e rentável do país... Parece que torcer, para algumas pessoas, é uma maneira de exteriorizar todas as suas frustrações através da violência verbal e física.
O futebol há tempos, já virou um esgoto para uma sociedade irascível e alienada...
Ah, e o resultado? Foi o que menos importou para mim...

Nenhum comentário:

Postar um comentário