Via Franca

Via Franca

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Obelisco do Parque Ibirapuera


Muitas pessoas já passaram pela região do Parque do Ibirapuera e ficaram impressionadas com a altura e a riqueza de detalhes do obelisco que se encontra no local.
Só que poucos sabem que, na realidade, ele é um monumento funerário, erguido em homenagem aos combatentes da Revolução Constitucionalista de 1932.
Ali estão enterrados os restos mortais dos estudantes Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo (MMDC) e de mais 713 ex-combatentes.
O obelisco, feito em puro mármore travertino, foi inaugurado em 9 de julho de 1955, um ano após a inauguração do Parque do Ibirapuera, projeto do escultor Galileo Emendabili.
Conta com algumas inscrições, entre elas um poema feito por Guilherme de Almeida: "aos épicos de julho de 32, que, fiéis cumpridores da sagrada promessa feita a seus maiores - os que moveram as terras e as gentes por sua força e fé - na lei puseram sua força e em São Paulo sua Fé".
Conseqüência de uma iniciativa de civismo e de justiça concretizada pela força de vontade dos que vêem na figura de seus heróis um simbolismo da fé e da grandeza de nossa terra, o Monumento Mausoléu aos heróis de 1932, ergue-se no Ibirapuera, como um marco das lutas e vitórias de um povo forte, bravo e idealista.
Possui rica simbologia: nove são os degraus que conduzem à cripta do Monumento; a altura do Obelisco da base até o topo é de 72 metros (7+2 =9) e da cripta até o topo a distância é de 81 metros (8+1=9, além do que 81 é o quadrado de 9).
Se fizermos à soma aritmética desses valores (72 e 81) teremos 7+2+8+1=18 (1+8=9).
A base maior do trapézio, no chão, para quem olha o monumento de frente, tem 9 metros, a base menor, em cima, tem sete metros. A largura da cripta, embaixo, tem 32 metros. Assim, quem olha de frente o perfil da planta observa os números 32 - 9 - 7, que lembram o ano, o dia e o mês da Revolução de Nove de julho de 1932.
A simbologia do monumento também está presente no desenho do gramado ao redor do Obelisco, que possui área de 1932 metros quadrados e forma um coração onde está enfincada a espada (símbolo do obelisco) que sagrou a vitória política, apesar da derrota militar dos paulistas
Cada face do Monumento está orientada para os quatro pontos cardeais e cada uma delas com suas respectivas esculturas em alto relevo, representa 100 anos da história de São Paulo.
À base do monumento, junto à entrada da capela e da cripta, voltadas ao Parque do Ibirapuera, há outra inscrição de Guilherme de Almeida.
"Viveram pouco para morrer bem
morreram jovens para viver sempre."
Algumas vezes a cripta é aberta para visitação, em datas especias.

Obelisco do Ibirapuera
Avenida Pedro Álvares Cabral – Moema – São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário