Via Franca

Via Franca

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Os Ignorantes


Está em cartaz no Teatro Bradesco, no Shopping Bourbon, na Pompéia, a peça "Os Ignorantes" com Pedro Cardoso (o Agostinho da "Grande família"),nos dias 29, 30 e 31 de janeiro (sexta e sábado às 21h e domingo às 20h).
"Os Ignorantes" conta a história de José de Oliveira que, sobrevivente de uma bala perdida quando menino, na vida adulta escreve um poema de cordel sobre “a ignorância que toda pessoa tem de si mesma”.
“Nós sofre, coitados, da redundância
De si ignorá e não admiti
Que todos nós vive na ignorância.”
Para Pedro Cardoso a bala não é perdida, ela traz uma história, que é contada na peça - a trajetória da bala, assim como dos personagens envolvidos, é apresentada de trás para frente, até o momento em que se chega ao menino José. O destino do adulto José de Oliveira é determinado por uma sucessão de ações de vários personagens desde a “bala perdida” que o atingiu na infância. Estes personagens, aparentemente sem relação alguma entre si, não têm consciência sobre sua interferência no destino de José.
“O importante é lembrar que a violência nasce muito antes de chegar até nós. Muitos acordam para a questão só a partir do momento em que são abordados por um menino no sinal. Não dá para pensar que a violência começa aí. E também não dá para negar que a má formação de renda é a responsável por isso. Na verdade, tento mostrar que todos têm agressividade e instinto de sobrevivência. E o ser humano é quem gera essas estruturas sociais responsáveis pela violência. Falo sobre isso tudo porque qualquer teatro tem de abordar a sua época.”, afirma Pedro.
“Embora é em nós que tudo se passa
Nós mesmos se perde ao nos percebê
Pois nunca atinamo o que nos devassa
Tão perto e tão longe de enlouquecer.”
Não espere uma peça "politicamente correta", pois o ator/autor abusa de situações constrangedoras. Além disso, diverte muito o público com muitas improvisações (a duração deveria ser de 1h30 minutos, mas no dia que eu a assisti, durou mais de 2 horas).
Ele está acompanhado de cinco músicos e também trabalha com uma gama variada de conhecidas composições.
Também conta com um cenário bem interessante, que mescla fotos das personagens e projeções de desenhos que remontam as cenas.
Vale a pena conferir, mas lembre-se que a recomendação é para maiores de 14 anos.


Serviço:
Os Ignorantes, Com Pedro Cardoso
Teatro Bradesco
Bourbon Shopping São Paulo
Rua Turiassú, 2100 - 3° piso
Fone: (11) 3670-4100
De R$ 60,00 a R$ 80,00

Nenhum comentário:

Postar um comentário