Via Franca

Via Franca

quinta-feira, 1 de novembro de 2018

Amanhã tem Coral Paulistano no Mosteiro de São Bento

Ver a imagem de origem


Imperdível...
Amanhã, no feriado de Finados (dia 02 de novembro), às 15h, o Coral Paulistano se apresenta no Mosteiro de São Bento, que fica na região central de Sampa City, com o Requiem Op. 48, de Gabriel Fauré...
Na realidade, será um "leitura pública", onde o coral vai passar a obra com a participação da plateia (inclusive, eles pedem para que os participantes levem a partitura para "cantarmos juntos").
A maestrina japonesa Naomy Munakata será a regente, David Terry vai tocar o belo órgão do mosteiro, Aymée Wentz será a soprano principal e Jonas Mendes e Vicente Sampaio serão os tenores de destaque.
A palavra latina "requiem" significa repouso... No caso, quando se encomendava um, tinha a função de servir como composição para o texto litúrgico da missa dos mortos ("requiem aeternam", repouso eterno) e nem sempre era executado durante o funeral, pois em alguns casos era feito para alguma missa em oferecimento ao repouso da alma de um ou mais falecidos. Um dos mais famosos foi composto pelo Mozart e dizem (reforço "dizem") que foi encomendado a ele para celebrar a sua própria missa de passagem (tétrico)... Este, que será apresentado amanhã, de Fauré, foi concluído em 1890 e não se sabe exatamente os motivos para a sua criação. Mesmo alguns associand a morte dos seus pais, anos antes, ele mesmo dizia que a composição foi feita para o seu deleite, pelo "prazer de compor".
É executado em aproximadamente 40 minutos.

Programa:
Gabriel Fauré, Requiem Op.48
I. Introitus et Kirie
II. Offertorium
III. Sanctus
IV. Pie Jesu
V. Agnus Dei
VI. Liberame
VII. In Paradisum (inclusive, coloquei a seguir este trecho para ter ideia da beleza da obra)


O Mosteiro de São Bento fica no Largo de São Bento (na saída do metrô do mesmo nome), bem no centro de São Paulo.
Ah, e como foi destacado, traga a sua partitura, venha cantar junto... Massa demaissss!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário