Via Franca

Via Franca

sexta-feira, 28 de setembro de 2018

O bauru do Ponto Chic



Bauru é o nome de uma importante cidade do interior paulista (rival poderosíssima na "bola ao cesto" da minha querida Franca, inclusive), mas para a maioria dos paulistanos o nome é mais facilmente associado a um delicioso sanduíche, criado há exatamente 80 anos atrás em uma lanchonete do centro de São Paulo, o Ponto Chic, lá do Largo do Payssandu.
Ontem dei uma passadinha lá e, mais uma vez, provei a deliciosa combinação de queijo fundido, fatias finas de rosbife, tomate e pepino (ou picles, como gostam de nomeá-lo) em um pão francês. Lá tem algumas variações podendo mudar o pão ou servi-lo no prato, mas eu prefiro o jeito tradicional, que sai por mais ou menos 26,00 reais...

No próprio papel que cobre a mesa, como um jogo americano, há o relato do seu criador, o paulista Casimiro Pinto Neto, conhecido pela alcunha de "Bauru", que nomeou o lanche com o seu apelido e que deixou ainda mais conhecida a sua terra natal. O relato segue, copiado na íntegra do papel:
"Era um dia que eu estava com muita fome. Cheguei para o sanduicheiro Carlos (já falecido) e falei: abre um pão francês tira o miolo e bota um pouco de queijo derretido dentro. Depois disso o Carlos já ia fechando o pão e eu falei: calma, falta um pouco de albumina e proteína nisso. Eu tinha lido um opúsculo livreto de alimentação para crianças, da Secretaria da Educação e Saúde, escrito pelo ex-prefeito Wladimir de Toledo Piza, também frequentador do PONTO CHIC que a carne era rica nesses dois elementos . Bota umas fatias de roast beef junto com o queijo e já ia fechando de nov quando eu tornei a falar: falta a vitamina, bota aí umas fatias de tomate.
Este é o verdadeiro bauru."
Sim, este é o original e verdadeiro sanduíche que leva este nome. Digo sim, pois na maioria das padocas e lanchonetes, vem um prensado de queijo, apresuntado e tomate, entre duas fatias de pão de forma, quando o pedimos. Tá errado, rsrs...
Finalizei  minha experiência com um pedaço de pudim de leite (R$ 8,00) e uma xícara de café expresso.
Delicioso...
Há três lojas na capital. A citada no post fica no Largo do Payssandu, 27, bem no centro, e funciona de segunda à sábado das 12h às 20h. O telefone é (11) 3222-6528.



Imagem relacionada

Nenhum comentário:

Postar um comentário