Via Franca

Via Franca

sábado, 10 de fevereiro de 2018

Theodor Preising - São Paulo: Sinfonia de uma Metrópole

O fotógrafo alemão, naturalizado brasileiro, Theodor Preising (1883-1962) que é pouco conhecido do público e da historiografia da fotografia brasileira, foi escolhido pelo Sesi-Fiesp para protagonizar uma exposição que homenageia a capital paulista nos seus 463 anos.
Fui conferir e achei fantástica a sua abordagem, com lindas imagens não só do cotidiano paulistano, as também da forma que retratava os imigrantes na cidade. Conversando com um dos educadores responsáveis por ela, me surpreendeu o fato que esta é a primeira vez que o público tem acesso a um conjunto significativo da sua obra, desde a sua morte.

O trabalho dele ao chegar em São Paulo constituía-se, basicamente, em produzir cartões postais e vender equipamentos para fotógrafos amadores. A partir de 1924 montou um laboratório fotográfico e passou a produzir o seu próprio material. Foi colaborador de alguns jornais e revistais, como "O Estado de São Paulo" e "National Geografic"e produziu muitos álbuns fotográficos, mas até hoje não há uma boa explicação para que o seu trabalho seja tão pouco conhecido na atualidade (fato comum na história da fotografia tupiniquim, onde há muito ainda para se descobrir).
No panfleto distribuído na entrada, explica que esta exposição é uma forma de resgatar seu nome e sua produção fotográfica.
Imigrante colhendo café, 1940
A mostra, apesar de pequena, é bem didática, distribuindo as obras em quatro núcleos "São Paulo, café, imigrantes, lazer e entretenimento".
É delicioso caminhar entre os painéis e imaginar-se naquele arremedo de metrópole que não existe mais. Identificar lugares já muito modificados, com a sua arquitetura de quase um século atrás, seus personagens, áreas vazias no centro da cidade, a agitação de algumas ruas e o "laissez faire" iniciando-se na nossa cidade é instigante... Me imagino no meio daquelas paisagens, vivendo de terno surrado, uma época que gostaria de ter conhecido pessoalmente.
Piscina do Clube Germânia (atual Pinheiros), 1937
Em especial, destaco as imagens dos corsos carnavalescos, desfiles de carros luxuosos, abertos e muito enfeitados, com foliões caracterizados, fantasiados, jogando serpentinas e confetes nas pessoas que iam para a avenida para observá-los ("birncadeira" bem elitizada, por sinal, já que poucos tinham estes carros ou podiam pagar pelo seu aluguel) ... A imagem original do rei momo também é bem interessante, já que possui uma caracterização diferente desta que conhecemos atualmente, representado com a máscara erguida sobre a sua cabeça para que seja mostrado o seu rosto...




Revista S. Paulo, 1936
Há algumas imagens também da "Revista S. Paulo", que ele participou a lado de Bnedito Junqueira Duarte, Menotti Del Picchia, Cassiano Ricardo e outros modernistas, que teve apenas dez edições, com ousadia na sua diagramação, direção de arte e formato.
Boa dica para este feriadão de carnaval... Entre um bloquinho e outro, dá uma passadinha lá na Paulista e curta esta boa exposição!
Está na Galeria de Fotos do Centro Cultural Fiesp
Na avenida Paulista, 1313, São Paulo (SP) em frente ao metrô Trianon-Masp.
Vai até 25 de março, de terça a sábado, das 10h às 22h e domingo das 10h às 20h.
Grátis...







Nenhum comentário:

Postar um comentário