Via Franca

Via Franca

sexta-feira, 16 de fevereiro de 2018

Circonjecturas - Rafael Silveira no Centro Cultural Fiesp

O paranaense Rafael Silveira, um "quase curitibano" (nasceu em Paranaguá, mas vive na capital do estado desde a infância) depois de ser visto por quase cem mil pessoas no Museu Oscar Niemeyer, em maio do ano passado, em Curitiba, traz para o espaço de exposições do Centro Cultural da Fiesp, a mostra "Circonjecturas".


Eu curti demais a proposta de interação de muitas obras, que misturam um pouco de realidade gráfica e surrealismo... Inclusive, a proposta do artista é esta mesma, de convidar o público a interagir com elas, tornando-se parte da instalação.
Como eu gosto deste tipo de abordagem, me senti bem à vontade para refletir sobre alguns devaneios que pareciam ser parte da proposta (nota: esta parte é bem pessoal mesmo, rsrs)... O impactante é descobrir em pequenos detalhes, um universo quase paralelo, representando diversos temas em um único objeto, sem contar com as sensações que senti no contato com o que estava exposto.
Para entender um pouco mais do que senti, copiei um trecho do folder de divulgação, distribuído na própria galeria. "Circonjecturas propõe um caminhar por diversos ambientes, onde a iluminação, a sonorização e as obras são dispostas de modo a criar uma experiência onírica e espiritual. No espaço expositivo são mostrados objetos cinéticos, molduras que se transformam em esculturas, bordados-objetos, além de pinturas e desenhos."



De fato, como dizemos nas rodas informais "é muito louco mesmo", rsrs...
Vale a pena visitar e elocubrar-se diante do que foi proposto.
A "entrada-saída" já é uma provocação, o psicodélico "corredor de ilusões" me deixou incomodado, como numa sessão de auto-análise e a casquinha gigante de sorvete derretido, derramada sobre o fundo da sala nos convidando a sentar (é um grande puff) são exemplos de como podemos fazer parte da arte...
Ah, dias desses, tive um sonho que fazia tanto sentido quanto a sobreposição das imagens surreais do artista. Como diria o curador, Baixo Ribeiro, "é um passeio pop-surreal, um flanar estranho, sujeito a encontros com pinturas esculpidas, esculturas pintadas e outras hibridações lúdico-trans-disciplinares...
Pode isso, Arnaldo???? Então, vai lá conferir.
Até o dia 06 de maio...
 "Erre", 2012 (genial o sentido do erro, rsrs)
 Rafael Silveira e Flávia Itiberê, Flor ou fato, 2017
Sonho Lúcido, 2017
Serviço:
Centro Cultural Fiesp
Avenida Paulista, 1313- São Paulo (SP)
Em frente à Estação Trianon-Masp do metrô
Até 06 de maio, de terça à sexta das 10h às 22h e no domingo das 10h às 20h.
Grátis.
Mais informações pelo número (11) 3146-7439









Nenhum comentário:

Postar um comentário