Via Franca

Via Franca

sexta-feira, 4 de março de 2016

Roteiro dos Bandeirantes

Conhecer uma parte dos caminhos históricos feitos por homens que desbravaram o interior do nosso país é o objetivo do Roteiro dos Bandeirantes. O rio sempre foi uma verdadeira “estrada”, por onde os barcos das expedições (que eram conhecidas como monções) navegavam em busca de riquezas, escravos indígenas e informações sobre o território desconhecido (pouco explorado pelos portugueses).
Além da parte histórica, há uma discussão ambiental/ecológica sobre o atual estado de degradação do Rio Tietê, com as suas causas e consequências para a população em geral. É uma bela oportunidade de entrar em contato com geografia peculiar do “vale do Tietê”.
Santana do Parnaíba com o seu pequeno centro histórico bem preservado (há casas dos séculos XVII, XVIII e XIX), igreja, museu Casa do Anhanguera e praça com coreto fornece um cenário bem propício para conversas sobre a importância do bandeirantismo e a figura polêmica dos principais bandeirantes.
Pirapora do Bom Jesus com o seu forte apelo religioso, onde outrora havia passeios de barcos pelo rio, dá a verdadeira sensação de descaso que tivemos com o nosso patrimônio hídrico, com um nível de poluição que incomoda os visitantes e traz prejuízos econômicos e sociais para a cidade.
Depois, seguindo pela Estrada Parque depara-se com uma mudança de paisagem, onde a estrada acompanha a sinuosidade do rio, com longos trechos de mata nas encostas de vale da Serra do Japi. Infelizmente, a famosa espuma que flutua no Tietê ainda continua visível nas pequenas barragens e corredeiras deste trecho.
A chegada em Itu coloca o grupo em contato com a “terra dos exageros”, onde pode-se comprar algumas lembranças (souvenires) de artigos com um tamanho maior que o habitual (bem característicos da cidade) e conhecer um dos maiores patrimônios geológicos do nosso país, o Parque dos Varvitos. O seu centro histórico, com a Igreja da Candelária, Museu Republicano e praça com coreto são bem interessantes também.
Após o almoço, duas opções podem complementar o estudo: uma visita à cidade de Salto, com uma última observação do Rio Tietê e um memorial que fecha o entendimento da sua importância para o nosso estado e país ou então uma ida à cidade de Porto Feliz, local oficial de saída das expedições fluviais de desbravamento do interior do Brasil, com visita ao Parque e Monumento das Monções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário