Via Franca

Via Franca

quarta-feira, 4 de setembro de 2019

Presença indígena na formação da cidade de São Paulo

Com o amigo Luiz, em uma das caminhadas com o prof. Casé Angatu no centro de SP
Começa nesse sábado, dia 07 de setembro, atividades sobre a presença indígena na formação da cidade de São Paulo, no Sesc Consolação.
Nos dias 07 e 14 (sábado) haverá as "Caminhadas Indígenas Territoriedades e Indianidades Paulistanas: Vestígios na Vila Buarque". Serão duas caminhadas monitoradas pelo grupo responsável pelo curso, com inscrições gratuitas (escolha um dos dois dias) e saída do Sesc Consolação, percorrendo alguns espaços da Vila Buarque e caminhando por Territórios que possuem diferentes vestígios da presença indígena naquela localidade. Durante o percurso, serão abordadas as territoriedades e indianidaes, assim como as razões do apagamento de memórias e identidades indígenas, negras e das camadas populares. No final haverá um ritual (levem os seus maracás). Acontece entre às 14h e 17h30.
Já na próxima semana, entre os dias 09 e 12 de setembro (das 19h às 22h) nas dependências do Sesc Consolação (sala delta - 7º andar), o curso "Histórias, Culturas e Territoriedades Indígenas na Cidade de São Paulo", com o professor Casé Angatu da Aldeia Gwarini Taba Atã, de Olivença (BA). Haverá também participações mais que especiais de:
- Rosa Tupinambá - Comunidade Pindoba;
- Adriano Cara de Gato Tupinambá - Aldeia Abaeté;
- Binho Poran Tupinambá - Aldeia Gwarini Taba Atã;
- Del Bijupirá Tupinambá - Aldeia Gwarini Taba Atã;
- Josa Bakurau Tupinambá - Comunidade Olho D'Água.
O objetivo do curso é conhecer e refletir acerca de dimensões das histórias, culturas e territoriedades indígenas na cidade de São Paulo.
As atividades são gratuitas, mas necessitam de inscrição (presencial, em alguma unidade do Sesc).
Eu participarei do curso, pois não tenho que trabalhar em um sábado e no outro estarei em Franca.
O professor Casé (de onde tirei todas estas informações) recomenda a participação em ambas, pois serão complementares. E em todas elas haverá venda de livros, artesanato e produtos de manuseio (nas palavras do Casé "eles são como abelhas, pois vivem do mel que produzem").
O Sesc Consolação fica na rua Dr. Vila Nova, 245, Vila Buarque - São Paulo (SP). Fone: (11) 3234-3000. Fica próximo da estação Higienópolis/Mackenzie da linha Amarela do Metrô.


Nenhum comentário:

Postar um comentário