Via Franca

Via Franca

sábado, 30 de março de 2019

Festival de sustentabilidade Green Nation no Ibirapuera


Começou na segunda-feira e vai até o domingo o festival de sustentabilidade Green Nation, no Parque do Ibirapuera, que tem como mote a reflexão sobre o meio ambiente no nosso país.
A programação inclui vivências em grupo, atividades de reflexão sobre sustentabilidade, oficinas, debates, mostra de cinema e teatro. Você pode acessar o site www.greennation.com.br para obter mais informações.
O evento é gratuito e tem nas crianças o seu foco, proporcionando vivências interativas, sensoriais e imersivas para pensar, viver e e sentir a sustentabilidade.
Eu dei uma passadinha ontem e pude sentir um pouco a atmosfera lúdica e encantadora das suass atividades. Mas, se for visitar com os seus pequenos, tenha muita paciência, pois as filas são enormes e algumas atrações chegam a ter duas horas de espera (lembra aqueles parques temáticos lá dos Isteitis, rsrs).

Entrei apenas no "caminho do lixo", onde os visitantes entram literalmente pelo cano até chegar em um rio, cheio de lixo, onde são convidados a agir para deixá-lo mais limpo (os pequenininhos adoram a ação lá dentro). Mas, também tem uma "nave espacial" onde um visitante do ano de 2200 volta até 2018 para ver as consequências do desmatamento da Mata Atlântica e buscar dados genéticos para recuperar espécies extintas daquele ecossistema, "asas deltas" onde os pequenos podem voar sobre rios, mares, cachoeiras brasileiras com óculos de realidade virtual, a "estação AMA" somos convidados a imaginar a nossa vida sem a abundância de água que chega todos os dias nas nossas casas (é uma reflexão sobre mudanças de hábitos cotidianos em relação a este importante recurso), uma simulação de reciclagem de garrafas pet, experiência no gelo da Antártida, entre tantas outras atividades.
Recomendo dar uma passadinha logo na entrada, do lado esquerdo, e ouvir as boas explicações sobre um projeto de reflorestamento nas áreas de mananciais, aqui na grande São Paulo e adotar uma árvore da Mata Atlântica. Não precisa pagar, basta fazer o seu cadastro que uma espécie é "sorteada" para você (a minha foi o Monjoleiro - senegalia polyphylla).
Dá uma passadinha lá... Leva os seus pequenos... Dá uma boa pensada sobre hábitos e atitudes cotidianas que podem ser vitais para a conservação dos nossos recursos naturais e do meio ambiente.
É um evento gratuito e só vai até este domingo.
Atenção para os horários de funcionamento (no final de semana é das 10h às 16h) e está acontecendo no Pavilhão das Culturas Brasileiras no Parque do Ibirapuera (fica próximo do planetário).
Na saída ainda tem vários food trucks com comidinhas e sorvetes.

























Nenhum comentário:

Postar um comentário