Via Franca

Via Franca

sexta-feira, 20 de abril de 2018

Villa-Lobos para crianças no Municipal


Num sábado modorrento fui até o Theatro Municipal de São Paulo, conferir o espetáculo "Estação Villa-Lobos" que faz parte da proposta deles em apresentar o local para famílias (principalmente para as crianças), chamada de "Meu Primeiro Municipal"...
Primeiro fiquei encantado com a quantidade de crianças de todas as idades, maravilhadas com a beleza do saguão do teatro. É emocionante perceber que ainda existem muitos pais que buscam mostrar para os seus rebentos uma variedade cultural e não ficam restritos apenas ao shopping ou à Riviera de São Lourenço. Se, desde pequenos, os nossos filhos fossem motivados a conhecer uma diversidade de cultura e arte, como forma de entretenimento (não só como crescimento intelectual, que vem a reboque, neste contexto), com certeza teríamos um país diferente (só a arte alivia a dureza da vida)... Mas, para isso, os adultos também teriam que buscar estes espaços nas suas horas vagas (além de ler um pouco mais do que os dois livros anuais que o "brasileiro médio", lê).
Mas, voltando ao tema da postagem, também fiquei encantado com o espetáculo, em si... "Estação Villa-Lobos" conta com direção cênica do Cássio Scapin (o eterno Nino do castelo Rá-Tim-Bum), mas que não entra em cena. O ator Iuri Saraiva interpreta de maneira mágica o maestro Heitor Villa-Lobos e divide o palco com os jovens cantores e músicos da escola municipal de música "Opera Studio".

O programa leva o público a uma viagem por momentos da vida de um dos maiores ícones da música erudita brasileira de maneira leve e divertida (tudo isso em uma hora, aproximadamente), desde quando Villa-Lobos ganhou seu primeiro violoncelo aos seis anos de idade até seu reconhecimento internacional, passando por suas explorações de sons em viagens por todo o Brasil e sua contribuição para a Semana de Arte Moderna, com destaque para sua admiração pelo alemão Johann Sebastian Bach (a sinopse que reproduzi neste parágrafo tirei do programa do espetáculo).
Agora, imagina levar a molecada para curtir tudo isso num dos prédios mais icônicos da cidade de São Paulo!!!!! Eu fui sozinho e amei... Me emocionei em várias partes, não só quando entrava terchos de alguma bachiana, mas também do rico repertório das modinhas e cantigas de roda que o maestro recolheu nas suas viagens pelo nosso país.
Ah, é importante lembrar que a apresentação começa no saguão do Municipal, ao meio dia, em ponto. Por isso, ao entrar no teatro, fique aguardando naquele local, junto à escadaria. Depois é que o corpo de atores e músicos se dirigem para o palco.
Recomendo para TODAS as idades... Mágico, fascinante!!!!
Novas apresentações nos dias 05/05, 02/06 e 04/08.

Serviço;
Theatro Municipal de São Paulo
Praça Ramos de Azevedo s/nº
Exclusivamente nos sábados de 05 de maio, 02 de junho e 04 de agosto, às 12h.
Ingressos entre R$ 5,00 e R$ 30,00.
Indicação livre
Fone: (11) 3053-2100 - Próximo ao metrô Anhangabaú - centro - São Paulo (SP)


Nenhum comentário:

Postar um comentário