Via Franca

Via Franca

quinta-feira, 17 de novembro de 2016

Andréa de Mayo receberá placa com o seu nome social no Cemitério da Consolação

(Andréa de Mayo ao lado seu pequinês, Al Capone - imagem retirada da revista trip/uol)
Nascida Ernani dos Santos Moreira Filho, Andréa de Mayo foi engraxate, gari e menino de rua. Também tentou ser cantor, na sua adolescência, mas o fato de ser homossexual lhe fechava várias portas, apesar de ter uma voz boa, de ser bem afinada. Depois de tentar ainda ser bailarino, sem sucesso, aos vinte e poucos anos decidiu transformar o seu corpo e renasceu como Andréa de Mayo.
A partir daí, abriu com o amigo Val, boates com shows de travestis, que eram muito procurados na década de 70 e também passou a proteger e lutar contra a discriminação de trans e travestis que eram discriminados até na comunidade gay (até hoje muitos clubes noturnos não permitem a entrada de travestis).
A sua casa de shows mais famosa, a Prohibidu's era frequentada por famosos e milionários e ela ficava sentada junto à porta para controlar pessoalmente os excessos e evitar qualquer problema com o variado público que passava pelo local.
Era uma verdadeira mãe e atenta protetora de transgêneres e travestis.
Morreu em uma clínica de cirurgia plástica, ciente dos riscos da retirada do silicone das nádegas e coxas, vítima de uma embolia pulmonar.
A sua vida junto com a trajetória de outros quatros personagens da cena transgênera paulistana foi tema do documentário "Dores de Amor" do suíco Pierre Alain Meier, de 1988.
Como o seu pai, na época, recusou a fazer o seu sepultamento, ela foi enterrada no cemitério da Consolação no túmulo de propriedade do seu amigo Pai Walter de Logum Ede.
E hoje, dia 17 de novembro, vai receber uma placa com o seu nome social (Andréa de Mayo) como homenagem à sua história de luta e persistência. O evento acontecerá às 15h.
O seu túmulo está localizado na Rua 25 LE Terreno 22, no Cemitério da Consolação (Rua da Consolação, 1660, em São Paulo).
Todas as informações foram retiradas do Serviço Funerário do Município de São Paulo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário