Via Franca

Via Franca

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Palestra: "Ditadura militar: repressão, resistência e memória"

Recebo sempre emails com boas dicas de palestras e cursos no Memorial da Resistência, localizado no antigo prédio do DEOPS, na Luz, próximo da Estação Júlio Prestes (Sala São Paulo) e contíguo à Estação Pinacoteca.
Já participei de algumas dessas palestras e saí bem contente com o resultado das discussões, principalmente com o interesse do público participante.
Vale a pena participar ou pelo menos conhecer este importante espaço de perpetuação da luta contra qualquer forma de repressão e privação dos direitos individuais.
Sempre presenciei muita emoção, em todas as vezes que levei alguém lá...
Imprescindível!!!!!

Palestra "Ditadura militar: repressão, resistência e memória"

Local: Memorial da Resistência de São Paulo
Palestrante: Prof. Dr. Carlos Fico (UFRJ)
Dia 28 de abril de 2012 (sábado), das 10h30 às 13h
Largo General Osório, 66 – Luz
Auditório Vitae – 5º andar

O primeiro Encontro de Aprofundamento Temático deste ano apresenta a palestra “Ditadura militar (1964-1985): repressão, resistência e memória”, com o objetivo de discutir, de forma atualizada, questões que envolvem o aparato repressivo estruturado durante o regime militar para vigiar, desarticular e punir as ações de resistência política organizadas por setores da sociedade brasileira. Outro tema a ser abordado, é o tratamento dado às marcas da memória do período, incluindo, neste sentido, a implantação da Comissão Nacional da Verdade.

Prof. Dr. Carlos Fico
É mestre em história pela Universidade Federal Fluminense e doutor em história pela Universidade de São Paulo, onde também fez estágio de pós-doutoramento. Atualmente, é Professor Titular de História do Brasil da Universidade Federal do Rio de Janeiro e desenvolve pesquisas relacionadas aos seguintes temas: ditadura militar no Brasil e na Argentina, historiografia brasileira, rebeliões populares no Brasil republicano e história política dos Estados Unidos durante a Guerra Fria. Foi "Cientista do Nosso Estado" da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ) entre 2003 e 2006 e recebeu o Prêmio Sergio Buarque de Holanda de Ensaio Social da Biblioteca Nacional em 2008.

Público alvo: professores, educadores e estudantes universitários (graduação e pós-graduação)
Inscrições: de 16 a 26 de abril, somente pelos telefones (11) 3324.0943 ou 0944, com Valdir ou Paulo (de segunda à sexta-feira, das 10h às 17h30)
Entrada Franca
Haverá entrega de declarações de comparecimento aos interessados

Nenhum comentário:

Postar um comentário